Região

Chuva intensa causa alagamentos em cidades da região

Publicado em: 17 de janeiro de 2019 às 18:21 Atualizado em: 20 de fevereiro de 2024 às 16:31
  • Por
    Kethlin Nadine Meurer
  • Fonte
    Portal Arauto e Go
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Chuva registrada nesta tarde trouxe alguns transtornos para moradores da região

    A chuva forte registrada na tarde desta quinta-feira (17) deixou alguns locais de cidades da região alagados. Em Sinimbu, por exemplo, a água da chuva invadiu alguns estabelecimentos comerciais no centro da cidade.

    Em Vale do Sol, em Rio Pardense, a água também chegou a invandir algumas residências e alagamentos foram registrados em Linha Formosa, também pertencente ao município de Vale do Sol. 

    Em Santa Cruz do Sul, de acordo com o coordenador da Defesa Civil, Tenente José Joaquim Dias Barbosa, a chuva não causou nenhum problema na cidade e a Defesa Civil não teve chamados. Em Vera Cruz, por exemplo, a área central do município chegou a ficar sem energia elétrica na tarde desta quinta-feira (17). 

    NO ESTADO

    O boletim hidrometeorológico divulgado nesta quinta-feira (17) pela Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura destaca que áreas de instabilidade alimentadas pela umidade espalham nebulosidade e chuva em todo o Rio Grande do Sul. Os maiores acumulados ficam concentrados especialmente no norte, onde podem vir acompanhadas por trovoadas, descargas elétricas e até queda de granizo. O calorão diminui um pouco.
     
    Nesta sexta-feira (18), a formação de uma nova área de baixa pressão atmosférica aumenta a instabilidade sobre o estado. Ao longo do dia, a expectativa é de tempo instável e chuva mais expressiva na metade sul do estado, área que inclui a fronteira com o Uruguai. No Litoral, há chance de temporais isolados com trovoadas e rajadas de vento. O fim de semana começa com chuva generalizada, mas com a  instabilidade perdendo força ao longo do dia. O sistema de baixa pressão atmosférica na costa traz mais chuva, ainda com risco de temporais no Litoral. As temperaturas vão ficar amenas com a entrada de um ar mais frio.

    Para o mês de fevereiro a expectativa é de chuvas acima do esperado na maior parte do Rio Grande do Sul. Já em áreas do centro, leste e norte, a chuva ocorre, mas os volumes podem ficar ligeiramente abaixo do esperado. Com relação às temperaturas, apesar da chuva, as máximas devem ficar também ligeiramente entre a média ou pouco acima do padrão.