Geral

Tropas brasileiras no Haiti atuam em área mais atingida por Furacão

Publicado em: 09 de outubro de 2016 às 09:08 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 10:20
  • Por
    Guilherme da Silveira Bica
  • Fonte
    Agência Brasil
  • Foto: Orlando Barria/EPA/Agência Lusa
    compartilhe essa matéria

    Número de mortes no Haiti já passa de 800 por causa da passagem do Furacão Matthew

    As tropas brasileiras no Haiti trabalham no envio de comida e remédios para a população mais atingida pelo Furacão Matthew no país. De acordo com o oficial de comunicação da Minustah – a força de paz das Nações Unidas no Haiti –, coronel Alexandre Lima, os militares atuam desde o carregamento de navios que saem da capital Porto Príncipe com donativos em direção à região oeste do país, mais atingida pelo furacão, até a reconstrução de estradas e organização da distribuição dos mantimentos.

    “A prioridade maior era abrir estradas. Ontem, a engenharia da ONU, com auxílio das tropas brasileiras, fez o desbloqueio entre as cidades de Les Caye e Jeremie. São duas capitais departamentais e era importante abrir para a passagem dos caminhões. Então, agora a prioridade é levar comida e remédios”, explicou.

    Segundo o coronel, caminhões pequenos, que suportam carga de até seis toneladas, estão sendo usados para o transporte, porque carretas grandes não conseguem chegar até as vilas mais isoladas. Os militares se preocupam também com a segurança dos comboios, que costumam sofrer saques em situações de crises agudas como esta, e na organização da distribuição dos donativos.