Mulheres de 16 cidades interagem no 24º Encontro Regional das Trabalhadoras Rurais
Mulheres de 16 municípios da região se reúnem nesta sexta-feira (8) para o 24º Encontro Regional das Trabalhadoras Rurais em Vera Cruz. Na pauta do evento, a Reforma da Previdência, o direito e a luta das mulheres. As atividades, que iniciaram às 8h, são promovidas pela Regional Sindical Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí com o apoio da Prefeitura de Vera Cruz, Fetag, Emater/Ascar, Coopervec e Grupo Arauto.
A primeira dama de Vera Cruz, Laci Severo, destacou durante o evento que mulher nunca tem folga. "As mulheres sofrem discriminação, mas, apesar disso, sempre estão buscando espaço de uma forma muito harmoniosa e tranquila", destacou. Reforçou também que ser forte não significa ter atitudes pra chamar atenção, mas sim pela essência de cada mulher.
Um ato público sobre a previdência rural e saúde ainda marcou o encontro. Agricultores, dirigentes e autoridades abordaram o assunto, salientando a proposta da alteração da idade para a aposentadoria da mulher rural de 55 para 60 anos, com 20 anos de contribuição. Conforme o deputado federal Heitor Schuch, é preciso aprovar a reforma, mas sem ferir os direitos das trabalhadoras. "Levanta a mão quem não precisa da aposentadoria", solicitou.
Segundo a coordenadora regional de mulheres trabalhadoras rurais, da Regional Sindical Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí, Vilce Leão, os dirigentes dos sindicatos e os associados precisam se envolver e se engajar em busca dos direitos. "Uma andorinha sozinha não faz verão", disse. Quem concorda é o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS), Carlos Joel da Silva, que destacou que hoje, embora o dia seja de comemoração, também é momento de reflexão. "Nem todos reconhecem o valor das trabalhadoras. Precisamos lutar para que isso mude", ressaltou.
Sexta-feira de integração
O evento, que reúne 3.500 pessoas, segue durante o dia. No ginásio do Parque de Eventos, que concentra o evento, também há feira de artesanato e de agroindústrias vera-cruzenses. À tarde, atrações culturais vão envolver os milhares de participantes. Vai ter, logo após o almoço, o coral Vozes do Anchieta, de Vera Cruz, além do grupo de danças alemãs Sterntanz, da Escola José Bonifácio. E tem mais: o Grupo Arauto vai presentear os visitantes e a comunidade local com show de Berenice Azambuja e Xirú Missioneiro, a partir das 14h. Junto ao evento, as entidades rurais organizaram ainda espaços para os produtores e agroindústrias venderem lanches.
Notícias relacionadas
Praticar a escuta interna
Já parou para pensar no valor de compreender as próprias emoções? Inteligência emocional vai além de reagir; é saber reconhecer o que cada sentimento quer ensinar. A raiva pode ser um pedido de mudança, a tristeza um convite ao recolhimento,…
Eleição para nova presidência da Caciva ocorre nesta segunda-feira
Todos os associados podem participar do processo, que ocorre na sede da entidade
Com foco preventivo, Receita Estadual inicia quarta fase da Operação Varejo Legal
Equipes vão percorrer milhares de estabelecimentos varejistas em diferentes municípios gaúchos a partir de quarta-feira
Evento festivo de cursilhos mobiliza cursilhistas de 51 paróquias
Utreia, realizada pelo Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC), ocorreu no último sábado