Neste ano, a tendência é de um outono de chuva acima a muito acima da média
Uma massa de ar frio precedida por frente fria avança pela região no primeiro dia do Outono. O sol aparece com nuvens, apesar de períodos de maior nebulosidade. O avanço da frente ainda traz chuva isolada, especialmente durante a manhã
As mínimas rondam os 17°C em Santa Cruz do Sul e podem chegar no máximo a 24°C.
A estação
O Outono começa com o Pacífico sob El Niño que vai influenciar o clima ao longo dos próximos meses. No decorrer a estação, a tendência é de aquecimento maior do Pacífico Equatorial Central, o que pode levar o El Niño a ter intensidade moderada ou mesmo forte. Alguns dias quentes são normais em abril e maio. Mesmo em junho podem ser esperados alguns dias de mais calor.
A expectativa é que o frio intenso chegue mais tarde em 2019 e que abril, na sua maior parte, seja de temperatura acima da média. Neste ano, a tendência é de um outono de chuva acima a muito acima da média, apesar de grande parte de abril com menos chuva.
São prováveis eventos de precipitação excessiva com volumes significativamente altos, o que traz alto risco de cheias de rios e enchentes. A probabilidade de chuva excessiva é maior durante maio e junho. Se no verão a chuva decorre muitas vezes da combinação de umidade alta e calor, no outono é gerada por frentes frias, frentes quentes e centros de baixa pressão. É a época do ano com menor ocorrência de temporais, mas o histórico mostra que em alguns casos podem ocorrer tempestades muito severas.
Notícias relacionadas
Governador assinará ordem de início da duplicação da RSC-287 em Santa Cruz
O ato será realizado no trevo do Fritz e Frida nesta quarta-feira
Meetup em preparação ao South Summit Brazil discute as estratégias para o evento em 2025
Encontro ocorreu na tarde desta segunda-feira
FOTOS: desfile temático marca o Dia de Todos os Santos em Santa Cruz
Segundo o padre Rodrigo Hillesheim, o objetivo do Holywins é aproximar crianças dos santos
Vale do Sol promove Fórum Regional de Saúde Mental
Rodas de conversa e oficinas abordarão temas como a saúde mental do idoso, saúde do trabalhador, e a relação de gênero e sexualidade