Privatização da rodovia garantirá antigo sonho da comunidade
O governador Eduardo Leite confirmou nesta segunda-feira (25) a duplicação da RSC-287, do trecho entre Tabaí e Santa Maria. O anúncio foi feito durante divulgação do RS Parcerias, que prevê concessões como parcerias público-privadas (PPPs). A duplicação da rodovia era aguardada pela comunidade e entidades do Vale do Rio Pardo. Desde 2017, o assunto era pauta e até deu origem ao movimento #Duplica287.
O projeto de privatização da RSC-287 inclui a duplicação dos trechos urbanos em cinco anos e a extensão total em 11 anos. Serão investidos R$ 2,2 bilhões. Conforme o estudo de concessão, o teto do valor para os pedágios ficaria em R$ 5,90. Agora, o projeto será discutido em consulta pública durante 30 dias, para só depois o edital ser divulgado, o que está previsto para o segundo semestre.
A cerimônia, realizada no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini, foi acompanhada por representantes do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede VRP), da Associação Comercial e Industrial de Santa Cruz do Sul (ACI), Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), do movimento #Duplica287 e empresários de diversos municípios, como Santa Cruz, Venâncio Aires, Candelária, Vera Cruz e Vale do Sol.
Com a divulgação do estudo do plano de concessão, agora a expectativa se concentra na publicação do edital. Até lá, o movimento da comunidade do Vale do Rio Pardo, em prol da sonhada duplicação, não para. É o que garante Lucas Rubinger, presidente da ACI. Segundo ele, o pleito só termina no momento em que uma empresa ganhar a concessão.
E as ações do movimento #Duplica287 não foram apenas valorizadas pela comunidade do Vale do Rio Pardo. Juvir Costella, secretário dos Transportes, elogiou em sua fala o projeto e salientou a importância da participação da comunidade e entidades na busca da realização de um sonho.
Valores do pedágio
Depois da publicação do edital de concessão, o Governo do Estado se baseará em quem adotar os menores valores de cobrança para as praças de pedágio. Conforme o governador Eduardo Leite, é preciso competitividade. "Queremos as obras com o menor custo para os usuários. Vamos proporcionar para o Estado a duplicação, prioritariamente nas áreas urbanas", destaca.
LEIA: Com a privatização, RSC-287 ganhará três novos pedágios
A concessão da RSC-287 para a iniciativa privada deve durar 30 anos.
Notícias relacionadas

FOTOS: Espetáculo da Paixão de Cristo emociona público em Rio Pardo
Evento integrou a programação da Sexta-feira Santa da cidade

FOTOS: Parque da Cruz celebra Caminhada da Paixão de Cristo
Percurso teve início em frente à Catedral São João Batista

Rádio Revista – Edinho Nascimento

Rádio Revista – Luiza Helena Lopes Chaves, presidente da AMBE
Associação dos Moradores do Bairro Esmeralda realiza galeto solidário em prol da menina Melissa