Geral e Cobertura Especial

O que diz o estudo quanto aos pedágios: como irão funcionar?

Publicado em: 04 de abril de 2019 às 09:38 Atualizado em: 21 de fevereiro de 2024 às 10:19
  • Por
    Guilherme da Silveira Bica
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Divulgação / Palácio Piratini
    compartilhe essa matéria

    Três novas praças serão instaladas na rodovia: em Taquari, Paraíso do Sul e Santa Maria

    As novas praças de pedágio estarão instaladas até o final do décimo segundo mês da concessão, e as existentes estarão operando desde o início. Estão previstas novos pedágios em Tabaí (km 47), Paraíso do Sul (km 187) e Santa Maria (km 214). Os principais aspectos que serão buscados na operação das praças, que terão como valor máximo R$ 5,90 e cobrança para todos os tipos de veículos, são: 

     Redução do tempo de atendimento dos usuários e, consequentemente, das filas nas cabines de cobrança; 
     Criação de um sistema de controle de arrecadação que minimize as fraudes e violações, tanto por parte dos usuários como pelos próprios operadores; 
     Redução dos custos operacionais de arrecadação
    Esses aspectos serão atendidos com o emprego simultâneo de tecnologias atualizadas de cobranças manual e automática, que conviverão de forma otimizada.

    O novo sistema

    O sistema manual requer a parada do veículo e a intervenção do usuário para o pagamento da tarifa, aumentando o tempo gasto em cada transação, devido aos tempos de frenagem e aceleração, além do tempo gasto para o pagamento em dinheiro e fornecimento de troco, que corresponde à maior parcela do total. O sistema automático (AVI) terá um tempo de transação sensivelmente menor, por não demandar sequer a parada do veículo. Por questões de segurança, será imposta a redução da velocidade na passagem pelas praças de pedágio. As praças irão dispor de conjuntos de cobranças manual e automática, cuja quantidade será dimensionada em função do tráfego.