Visitas neste ano já começaram e seguirão até o dia 6 de janeiro
O CTG Lanceiros de Santa Cruz segue na missão de preservar as tradições culturais e espalhar mensagens de paz, amor e esperança na época natalina pelos bairros do município. Desde 1962, a entidade realiza as visitas do Terno de Reis, que neste ano já começaram e seguirão até o dia 6 de janeiro.
A coordenadora do Terno de Reis e integrante do Departamento Artístico do CTG, Leila Figueiredo, destacou que a tradição nasceu com inspiração trazida por Marceliano Rodrigues, que trouxe de Encruzilhada do Sul uma letra para ser musicada. Os integrantes da entidade criaram um ritmo de vaneira, e a música passou a contar a passagem do Terno de Reis nas casas de Santa Cruz. “E, através dali, teve pessoas que começaram a desenvolver essa tarefa, esse trabalho de ir nas casas a pé”, relembra Leila.
Segundo Leila, o que une o grupo é o tradicionalismo e a amizade. Hoje, o Terno de Reis é composto por cerca de dez voluntários que mantêm a tradição viva. Com instrumentos como violão, gaita, pandeiro, reco-reco e triângulo, os músicos percorrem residências, lares geriátricos e instituições como o Asan, levando alegria e esperança aos moradores. “As pessoas entendem que a chegada do terno de reis na casa deles traz muita prosperidade, alegria, saúde e união. E tem casas que eles pedem pra gente percorrer todos os cômodos, entra na porta de entrada, vai até os fundos e volta, tocando e cantando”, contou.
Ouça a entrevista completa:
Notícias relacionadas
Encontro de Terno de Reis ocorre neste sábado em Mato Leitão
Grupos do município, Venâncio Aires e Passo do Sobrado irão participar
Prorrogadas inscrições para nova corte do Carnaval de Venâncio Aires
Desfiles vão ocorrer nos dias 1º e 3 de março, na Rua Osvaldo Aranha
“É um ícone, alguém que mexe com o emocional das pessoas”, diz atriz lajeadense que participou da série Senna
Gabriela Munhoz contribuiu com uma participação especial na produção
Abertas as inscrições para projetos na área cultural de Santa Cruz
Interessados podem se inscrever até 21 de fevereiro, no formulário que está disponível no site do município