Cultura e Entretenimento

CTG Lanceiros de Santa Cruz mantém viva tradição do Terno de Reis há mais de seis décadas

Publicado em: 31 de dezembro de 2024 às 13:56 Atualizado em: 31 de dezembro de 2024 às 13:59
  • Por
    Emily Lara
  • Colaboração
    Eduardo Wachholtz
  • Foto: Reprodução/Redes sociais
    compartilhe essa matéria

    Visitas neste ano já começaram e seguirão até o dia 6 de janeiro

    O CTG Lanceiros de Santa Cruz segue na missão de preservar as tradições culturais e espalhar mensagens de paz, amor e esperança na época natalina pelos bairros do município. Desde 1962, a entidade realiza as visitas do Terno de Reis, que neste ano já começaram e seguirão até o dia 6 de janeiro.

    A coordenadora do Terno de Reis e integrante do Departamento Artístico do CTG, Leila Figueiredo, destacou que a tradição nasceu com inspiração trazida por Marceliano Rodrigues, que trouxe de Encruzilhada do Sul uma letra para ser musicada. Os integrantes da entidade criaram um ritmo de vaneira, e a música passou a contar a passagem do Terno de Reis nas casas de Santa Cruz. “E, através dali, teve pessoas que começaram a desenvolver essa tarefa, esse trabalho de ir nas casas a pé”, relembra Leila.

    Segundo Leila, o que une o grupo é o tradicionalismo e a amizade. Hoje, o Terno de Reis é composto por cerca de dez voluntários que mantêm a tradição viva. Com instrumentos como violão, gaita, pandeiro, reco-reco e triângulo, os músicos percorrem residências, lares geriátricos e instituições como o Asan, levando alegria e esperança aos moradores. “As pessoas entendem que a chegada do terno de reis na casa deles traz muita prosperidade, alegria, saúde e união. E tem casas que eles pedem pra gente percorrer todos os cômodos, entra na porta de entrada, vai até os fundos e volta, tocando e cantando”, contou.

    Ouça a entrevista completa: