Iniciativa "Biodigestores nas Escolas" é desenvolvido em 21 educandários do município
Com a finalidade reconhecer e estimular a realização de práticas bem-sucedidas e inovadoras nos municípios gaúchos, a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), realizou, nesta quarta-feira (30), a cerimônia de premiação do 6º Prêmio de Boas Práticas da Gestão Municipal.
A solenidade, realizada no Centro de Eventos de Nova Petrópolis, premiou os melhores projetos em 16 áreas municipais. De 279 trabalhos avaliados, o projeto “Biodigestores nas Escolas”, de Venâncio Aires, foi o primeiro colocado na área de Meio Ambiente.

Foto: Prefeitura de Venâncio Aires/Divulgação
O projeto que garantiu prêmio à Capital do Chimarrão apresentou o funcionamento do Biodigestor, equipamento que além de oferecer soluções para a gestão de resíduos, incentiva a reflexão e o cuidado com o meio ambiente, tornando as escolas mais sustentáveis.
O biodigestor transforma todos os resíduos orgânicos gerados nas escolas em combustível para a cozinha e adubo para hortas, beneficiando também as famílias da comunidade. Pioneiro no Rio Grande do Sul, o projeto está funcionando em 21 escolas da Capital do Chimarrão e promove uma abordagem prática para a educação ambiental.
A coordenadora do Programa, Carin Gomes, celebrou a conquista do Prêmio Boas Práticas, destacando o reconhecimento de um trabalho desenvolvido com muita dedicação “O Programa Biodigestores nas Escolas surgiu a partir de inquietude de uma equipe que sonhava em tornar as escolas mais sustentáveis e possibilitar que as atividades de Educação Ambiental pudessem ser vivenciadas por meio de experiências práticas e inovadoras, bem como, que se tornassem parte da rotina escolar. Sou muito grata por ter coordenado o Programa e ter tido ao meu lado um grupo de pessoas engajadas em fazer a diferença. Vejo esse prêmio como um belo reconhecimento aos servidores públicos que se empenham em fazer a diferença por um Município melhor”, ressaltou.
A vitória também foi muito comemorada pelo prefeito Jarbas da Rosa. “Temos muito orgulho dos resultados do programa e pelo fato de termos sido pioneiros na implantação em quase 100% da rede municipal de ensino. Outro fator importante é que além do público escolar, o programa também tem fomentado práticas sustentáveis na comunidade, através do uso do biofertilizante em hortas, pomares e floreiras. Dedico esse mérito à minha equipe e, tenho certeza, conseguiram transformar esses investimentos em aprendizagem e conexão real aos nossos alunos.”
Notícias relacionadas

TaQi Venâncio Aires celebra 15 anos de atendimento com qualidade e diversificação de produtos
Ações e condições especiais estão sendo ofertadas para clientes

Ministério da Saúde pedirá incorporação da vacina contra Chikungunya no SUS
Após aprovação do registro da vacina pela Anvisa, será solicitada análise da Conitec

Retorno do feriado deve ter movimento 65% maior na RSC-287 do que em dias comuns
Rota de Santa Maria também divulgou a previsão para as praças de pedágio; confira

Coelho não põe ovo
Páscoa é renascimento e pensando bem poderia e deveria ser todo dia. Novas coisas para que apareçam na nossa vida requerem que velhas coisas sejam deixadas
