SINIMBU

Programa de Formação “Alfabetiza Brasil” é destaque no palco City Show Case

Publicado em: 31 de outubro de 2024 às 15:16 Atualizado em: 31 de outubro de 2024 às 15:24
SINIMBU APRESENTOU CASE DE SUCESSO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO | DIVULGAÇÃO
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Realizado em 2023 com os professores de 1º ano e assessores pedagógicos, projeto virou case de sucesso apresentado em Nova Petrópolis

A secretária de Educação de Sinimbu, Anita Ana Weigel Brandenburg, e a coordenadora pedagógica, Daiane Inês Rech, participaram do evento Smart Cities Park 2024, realizado pela CNM – Confederação Nacional dos Municípios em parceria com a Famurs – Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul e a Prefeitura de Nova Petrópolis.

Na manhã desta quinta-feira (31), no palco City Show Case, Anita e Daiane apresentaram o Programa de Formação “Alfabetiza Brasil”, realizado em 2023, em Sinimbu, com os professores de 1º ano e assessores pedagógicos, sendo inspirado na Especialização, financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, que Daiane participou em Portugal em novembro e dezembro de 2022.

A participação aconteceu através do convite recebido do Instituto Paulo Ziulkoski, que foi sabedor desse projeto por meio da inscrição realizada para 5ª edição do Prêmio Boas Práticas na Gestão Pública Municipal – Famurs 2023, e o Município de Sinimbu foi agraciado com o troféu de reconhecimento da visão transformadora do projeto.

A formação ocorreu nas salas de aula das turmas 1º ano e teve o objetivo de encantar professores alfabetizadores para que estes se sintam acolhidos, seguros, importantes e necessários neste processo de “ressignificar” ideias, práticas e teorias dentro do processo de alfabetização e letramento (literacia).

O Programa somou-se aos esforços de alfabetizar todos os estudantes até o final do 2º ano e foi organizado através da analogia a uma viagem de avião. Todas as etapas estavam incluídas, desde a confecção do passaporte como forma do registro; a preparação das malas como sinônimo da organização do ambiente; o check-in como espaço para reflexões e ações; o cartão de embarque como a indicação do trajeto a ser percorrido; os anúncios e chamamentos no aeroporto como a intenção de que as leituras deleites aconteçam; o embarque como tendo o propósito do trabalho linear; o momento de preparar, decolar, ABC no ar, como o tempo de estudos; as conexões para a confecção de jogos, uma forma lúdica de prender a motivação, a imaginação, a atenção, o raciocínio lógico e a concentração; a passagem na imigração, como ocasião para refletir sobre a avaliação; a observação às saídas de emergência da aeronave como forma de analisar as turbulências para que não se tornem sequenciais no percurso; até a chegada do momento do pouso ao local desejado: os territórios de leitura.

Nesta perspectiva, Daiane estima que “as marcas dessa formação sejam lembradas, tecidas, ressignificadas e vivenciadas no dia a dia de cada professor alfabetizador e de cada criança envolvida neste trabalho pedagógico, na defesa por uma infância feliz com os direitos de aprendizagem respeitados e garantidos“.

Anita ainda destaca a importância de ousar e inscrever projetos como este e tantos outros que são colocados em prática na área da Educação, em editais publicados por diversas entidades. “Propostas como estas levam o nome do município para destacar as iniciativas que inspiram o presente e o futuro da Educação e merecem serem reconhecidas“, destaca.

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