UNISC

Doutora em Desenvolvimento Regional estuda importância do alimento como atrativo no turismo rural

Publicado em: 31 de outubro de 2024 às 11:45
Verenice Zanchi desenvolveu pesquisa envolvendo roteiro turístico | Divulgação
compartilhe essa matéria

Na pesquisa foi analisado como a agência de agricultores familiares constrói os sentidos e as dinâmicas de ressignificação do alimento

Dentro da programação da V Mostra de Extensão, Ciência e Tecnologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), ocorre nesta quinta-feira (31), às 19h15min, a apresentação de nove trabalhos desenvolvidos por estudantes dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. A atividade integra a V Mostra da Pós-Graduação Stricto Sensu, que tem como objetivo divulgar os Programas de Mestrado e Doutorado da Instituição, por meio da apresentação de um trabalho indicado por cada programa.

Um dos estudos escolhidos tem como título “Ressignificação do alimento em roteiros de turismo rural: uma estratégia de desenvolvimento regional no Vale do Rio Pardo-RS-Brasil”, elaborado pela mestra e doutora pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional (PPGDR) pela Unisc, Verenice Zanchi, com orientação da professora Virginia Elisabeta Etges.Nos dados levantados na ocasião destacou-se o importante papel exercido pelo alimento como atrativo nos roteiros, bem como a capacidade de fazer e agir dos empreendedores envolvidos na atividade. Na pesquisa analisamos como a agência de agricultores familiares constrói os sentidos e as dinâmicas de ressignificação do alimento, oferecido em roteiros de turismo rural.

A pesquisa foi desenvolvida na região do Vale do Rio Pardo, tendo como foco empreendimentos de turismo rural que fazem parte da Rota Germânica do Rio Pardinho e do Roteiro Caminhos da Imigração. A rota e o roteiro estão situados em Santa Cruz do Sul e Sinimbu. Foi utilizada a perspectiva orientada ao ator para explicar o fenômeno estudado. A pesquisa qualitativa, aliada à pesquisa documental, permitiu reforçar o entendimento, fazer comparações, e reunir materiais com os quais foi possível fundamentar a investigação. Os instrumentos escolhidos foram: análise documental, entrevistas semiestruturadas, observação in loco e diário de campo.

Os resultados da pesquisa evidenciam que a ressignificação do alimento nos roteiros estudados contribui para o aumento da renda, a autonomia e a qualidade de vida das famílias, principalmente das mulheres, impulsionando o turismo rural na região e, desta forma, contribuindo econômica e socialmente na promoção do desenvolvimento regional.

Inscrições abertas

Os Programas de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado da Unisc estão com inscrições abertas, incluindo o Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional.  Os interessados podem realizar a inscrição até o dia 18 de novembro, em unisc.br/mestradoedoutorado.

Leia também