Voluntárias trabalham, desde abril, preparando os enfeites
A experiência adquirida em 25 anos como professora de artes em sala de aula, agora é socializada com as voluntárias que trabalham na decoração natalina em Santa Cruz do Sul. Estamos falando da aposentada Eli Gründling Lawisch, 78 anos. Há quatro anos, ela é uma das coordenadoras que transformam “lixo em luxo”, como ela mesma diz.
Com o reaproveitamento de materiais recicláveis, em um projeto econômico, sustentável e com foco na criatividade, ela e mais 25 voluntárias contribuem na confecção de guirlandas, pinheiros, bonecos de neve, anjos, sinos e renas. “São milhares de garrafas pet e sacos plásticos transformados em enfeites”, explica.
Muitas das peças são novas e começaram a ser confeccionadas ainda em abril. Outras, utilizadas em natais passados, foram renovadas para esta edição. Nos últimos dias o trabalho foi acelerado e o grupo se reúne nas segundas e terças-feiras, das 14h às 17h, em um pavilhão cedido pela Prefeitura. Parte dos adereços natalinos já foram instalados na Praça da Bandeira e no Monumento do Imigrante, locais adotados por elas. Nos próximos dias, garante Eli, muitas surpresas virão e, especialmente à noite, os enfeites ganharão um brilho especial.
A atividade é realizada com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos, em parceria com a Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp). “O que a gente ouve das pessoas é que Santa Cruz nunca foi tão linda como na época de Natal”, finaliza.
Notícias relacionadas

O bondinho do Botucaraí
Era o tempo em que se expandia a televisão e estaria próxima a instalação de uma Estação de TV em Cachoeira do Sul, do grupo Princesa. A colocação da repetidora no Cerro Botucaraí era óbvia, pois é o ponto isolado mais alto do Estado e visível desde Cachoeira do Sul

Por Moacir Leopoldo Haeser

Segurança ou limitação de acesso: as vaias e o debate na Casa do Povo
Princípio de confusão na sessão desta semana da Câmara de Vereadores de Santa Cruz propõe reflexões

Por Eduardo Wachholtz

Prefeitura de Santa Cruz cria equipe para recuperar pontes no interior
Segundo o secretário municipal de Obras, Francisco Carlos Smidt, os trabalhos devem iniciar já nesta semana

MEC lança programa para ampliar acesso de estudantes ao ensino técnico
Jovens em situação de vulnerabilidade terão auxílio de R$ 200 por mês