Cultura e Entretenimento

Invernada Juvenil do Candeeiro se prepara para o Juvenart

Publicado em: 31 de agosto de 2024 às 14:02
  • Por
    Portal Arauto
  • INVERNADA JUVENIL SE PREPARA PARA O JUVENART | DIVULGAÇÃO
    compartilhe essa matéria

    Lançamento da temática ocorre em jantar-baile organizado para o dia 7 de setembro, no Centro Ecumênico de Linha Sítio

    A dança tradicionalista gaúcha tem cativado os vera-cruzenses e não é de hoje. Muitos conhecem a Invernada Adulta do CTG Candeeiro da Amizade por representar a 5ª Região Tradicionalista no Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart). Mas basta chegar um pouco mais perto para se deleitar com outros talentos, dos mais jovens aos mais experientes. Desta vez, é a Invernada Juvenil que entra em cena, em preparação para o festival Juvenart, que ocorre de 9 a 13 de outubro, no Recanto Maestro.

    Para o patrão do Candeeiro, Ângelo Flores, e sua esposa Daiana Flores, que recentemente foram recebidos na Arauto News para divulgar o grupo, “o Juvenart é como se fosse a Copa do Mundo para esses jovens. Eles se empenham e se dedicam muito além dos ensaios nas terças e quintas à noite, treinam muito em casa. A dedicação é fora de série. A gente se sente muito honrados em tê-los conosco”, destacaram.

    Neste festival, que vai reunir CTGs de todo estado, participam jovens de 14 a 17 anos. A Invernada Juvenil do Candeeiro tem como instrutor Jeferson Santos, correção coreográfica Daniel Theisen, apoio técnico Karen Teixeira e Lucas Teixeira, coordenadora artística Andrea Sehnem, coreografia Luiz Afonso Torres, e música de entrada de Cristina Gomes.

    Mas antes de participar do 20º Juvenart, o CTG de Vera Cruz organiza um jantar-baile de pré-estreia da nova temática do seu elenco juvenil, e que vai se chamar Moinhos da Vida. Esse jantar vai acontecer no dia 7 de setembro, no Centro Ecumênico, no Sítio, em Vera Cruz, a partir das 19h30min. Os ingressos estão à venda com os integrantes da Invernada, ao custo de R$ 45 adulto e R$ 20 para crianças (5 a 11 anos). No cardápio: alcatra, maminha, contrafilé, moída, arroz, massa caseira, maionese e saladas.

    É mais uma forma de apoiar esse grupo que tem orgulhado o Candeeiro e se formou em 2016, quando ainda eram da categoria mirim, relembra o instrutor Jeferson Santos. A pandemia atrapalhou um pouco a evolução naquele momento mas hoje, são 10 peões e 19 prendas que compõem o elenco. O Juvenart tem sido planejado desde o ano passado e desde então, confirma Jeferson, o grupo tem participado de muitos rodeios e eventos para melhor prepará-los para a competição.

    E a temática que será apresentada neste início de setembro aborda a transição do adolescente para fase adulta, assim como estão os jovens que integram o grupo juvenil, e descobrem coisas novas e almejam o futuro. O Moinho da Vida simboliza essa transição da fase vivenciada por todos. “Será uma temática rica em coreografia, musical, pilchas, cenário”, antecipa o instrutor, convidando a comunidade para prestigiar o jantar-baile e conferir com os próprios olhos.

    Leia também