Região

Levantamento dos custos de produção do tabaco inicia na próxima semana de forma conjunta

Publicado em: 31 de agosto de 2022 às 17:30 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 08:57
  • Por
    Bruna Oliveira
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Bruna Oliveira/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Serão mais de 300 propriedades rurais visitadas na região

    O levantamento dos custos de produção do tabaco irá iniciar na próxima segunda-feira (5) na região. A apuração será realizada em mais uma safra de forma conjunta, com a participação de representantes dos produtores rurais e das indústrias tabagistas. Somente no Vale do Rio Pardo, serão mais de 300 propriedades rurais visitadas.

    No processo, que seguirá até o dia 26 de setembro, serão coletadas informações sobre a mão de obra, o custo da lenha utilizada, o gasto com energia elétrica e entre outros. Em entrevista à reportagem, a assessora de política agrícola da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS), Carla Schuh, relatou que a medida é a base para que se tenha o fechamento do valor do custo de produção.

    “O trabalho é de suma importância, pois é a partir dos números coletados com os produtores é que vamos ter o número do custo de produção da próxima safra. É a base para iniciar as negociações de preço para o próximo ano”, diz a assessora de política agrícola da Fetag-RS.

    Após o primeiro levantamento, no mês de outubro ocorre a segunda etapa para apurar os custos com a colheita e classificação do tabaco. Em seguida, em dezembro ocorre a reunião com as empresas para apresentação dos números e negociação do reajuste do preço. Conforme Carla Schuh, a expectativa é que os números sejam significativos em razão do aumento dos insumos.