Geral

Usuários de transporte coletivo urbano contam com aplicativo

Publicado em: 31 de agosto de 2017 às 16:19 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 15:38
  • Por
    Letícia Tais Dhiel
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa Prefeitura de Santa Cruz do Sul
  • Foto Letícia Dhiel/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    App possibilitará ao usuário saber em quanto tempo o ônibus vai chegar

    A vida de quem depende de ônibus para se locomover na cidade agora vai ficar mais tranquila. A Prefeitura de Santa Cruz do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e Serviços Urbanos (Setsu), lançou nesta quinta-feira (30), um aplicativo de mobilidade urbana. Usuários do transporte coletivo terão acesso gratuito a informações referentes a itinerários e horários das linhas e poderão programar viagens dentro da cidade, reduzindo o tempo de espera em pontos e estações.

    Informações de 32 linhas ônibus, que realizam cerca de 340 viagens por dia e 1.000 pontos de parada estão disponíveis para os usuários. Em um primeiro momento o serviço vai funcionar a partir de uma base de dados, tendo como fonte de informações as planilhas de horário e frequência dos ônibus. Porém, em breve, as informações também vão ser disponibilizadas em tempo real, permitindo precisão dos horários.

    Para o secretário municipal de Transpores e Serviços Urbanos, Gérson Vargas, a implementação do aplicativo é mais um avanço previsto no contrato assinado pela Prefeitura com o consórcio TCS, operador do transporte coletivo em Santa Cruz do Sul. “Essa ferramenta chega para facilitar a vida das pessoas, para dar mais conforto, comodidade e segurança. O cidadão vai poder se planejar melhor, saber em quanto tempo o ônibus vai chegar até ele, em que parada ele se encontra, quantas paradas faltam, enfim, é sem dúvida, um avanço”, comemora.

    O aplicativo permite o planejamento de origem e destino e informa as previsões de passagens pelo pontos de parada, com base na localização do usuário. A ferramenta é totalmente compatível com os recursos de acessibilidade TalkBack e VoiceOver, nativos dos telefones Android e iOS.

    Outra facilidade que em breve estará à disposição são informações através de QR code. Cada ponto de parada cadastrado possui um código individual. O Consórcio TCS vai instalar esses códigos em pontos de parada e os usuários, com seus smartphones e acesso à internet, poderão fazer a leitura e ter acesso às linhas que atendem determinado ponto e quais os próximos horários, com informações em tempo real.

    O MOOVIT
    Com os mais de 70 milhões de usuários, é o aplicativo de transporte número um no mundo, tendo sido selecionado pelo Google como um dos melhores de 2016. Ao combinar dados de operadores e transporte público e de órgãos oficiais com informações atualizadas, fornecidas pela comunidade de usuários, o aplicativo oferece aos passageiros um cenário em tempo real e sugestões de percursos mais rápidos.

    A comunidade Moovit também envia relatórios diários sobre suas experiências de viagem, informando o nível de lotação e limpeza do veículo, por exemplo, e outros alertas para ajudar os demais passageiros a terem uma experiência melhor de viagem.

    O Moovit gera cerca de 200 milhões de dados pontuais por dia, o que representa atualmente a maior fonte de dados de transporte do mundo. Esses dados são combinados com contribuições de mais de 200 mil editores locais, conhecidos como “Mooviters”, que ajuda a mapear e manter atualizada as informações sobre o transporte público local em cidades que, se não fosse essa tecnologia, estariam sem cobertura.

    O Moovit está disponível e gratuito para baixar em IPhone, Android e web app em 1.500 cidades localizadas em 77 países e em 43 idiomas.