App possibilitará ao usuário saber em quanto tempo o ônibus vai chegar
A vida de quem depende de ônibus para se locomover na cidade agora vai ficar mais tranquila. A Prefeitura de Santa Cruz do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e Serviços Urbanos (Setsu), lançou nesta quinta-feira (30), um aplicativo de mobilidade urbana. Usuários do transporte coletivo terão acesso gratuito a informações referentes a itinerários e horários das linhas e poderão programar viagens dentro da cidade, reduzindo o tempo de espera em pontos e estações.
Informações de 32 linhas ônibus, que realizam cerca de 340 viagens por dia e 1.000 pontos de parada estão disponíveis para os usuários. Em um primeiro momento o serviço vai funcionar a partir de uma base de dados, tendo como fonte de informações as planilhas de horário e frequência dos ônibus. Porém, em breve, as informações também vão ser disponibilizadas em tempo real, permitindo precisão dos horários.
Para o secretário municipal de Transpores e Serviços Urbanos, Gérson Vargas, a implementação do aplicativo é mais um avanço previsto no contrato assinado pela Prefeitura com o consórcio TCS, operador do transporte coletivo em Santa Cruz do Sul. “Essa ferramenta chega para facilitar a vida das pessoas, para dar mais conforto, comodidade e segurança. O cidadão vai poder se planejar melhor, saber em quanto tempo o ônibus vai chegar até ele, em que parada ele se encontra, quantas paradas faltam, enfim, é sem dúvida, um avanço”, comemora.
O aplicativo permite o planejamento de origem e destino e informa as previsões de passagens pelo pontos de parada, com base na localização do usuário. A ferramenta é totalmente compatível com os recursos de acessibilidade TalkBack e VoiceOver, nativos dos telefones Android e iOS.
Outra facilidade que em breve estará à disposição são informações através de QR code. Cada ponto de parada cadastrado possui um código individual. O Consórcio TCS vai instalar esses códigos em pontos de parada e os usuários, com seus smartphones e acesso à internet, poderão fazer a leitura e ter acesso às linhas que atendem determinado ponto e quais os próximos horários, com informações em tempo real.
O MOOVIT
Com os mais de 70 milhões de usuários, é o aplicativo de transporte número um no mundo, tendo sido selecionado pelo Google como um dos melhores de 2016. Ao combinar dados de operadores e transporte público e de órgãos oficiais com informações atualizadas, fornecidas pela comunidade de usuários, o aplicativo oferece aos passageiros um cenário em tempo real e sugestões de percursos mais rápidos.
A comunidade Moovit também envia relatórios diários sobre suas experiências de viagem, informando o nível de lotação e limpeza do veículo, por exemplo, e outros alertas para ajudar os demais passageiros a terem uma experiência melhor de viagem.
O Moovit gera cerca de 200 milhões de dados pontuais por dia, o que representa atualmente a maior fonte de dados de transporte do mundo. Esses dados são combinados com contribuições de mais de 200 mil editores locais, conhecidos como “Mooviters”, que ajuda a mapear e manter atualizada as informações sobre o transporte público local em cidades que, se não fosse essa tecnologia, estariam sem cobertura.
O Moovit está disponível e gratuito para baixar em IPhone, Android e web app em 1.500 cidades localizadas em 77 países e em 43 idiomas.
Notícias relacionadas
Planejamento encaminha licitação para pavimentação de duas ruas de Candelária
Vias Mem de Sá e 21 de Abril serão contempladas com recurso do Senador Paulo Paim
Governo lança ações para se antecipar a período de alta da dengue
Método que infecta mosquitos com bactéria será ampliado a 40 cidades
STJ mantém decisão de suspensão das obras na Rua Almirante Alexandrino em Rio Pardo
Em 2024, o Ministério Público ajuizou uma ação com o argumento de que as obras teriam potencial de causar dano ao patrimônio histórico local
Após enchentes no estado, governo liberou R$ 2,5 bilhões para agricultura familiar
MDA divulgou balanço das medidas de apoio adotadas em 2024