Geral

Prefeitura de Mato Leitão busca instalação de rótulas na RSC-453, em trechos do município 

Publicado em: 31 de julho de 2024 às 13:55
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Foto: Raphael Nunes/EGR
    compartilhe essa matéria

    Para prefeito, medida auxiliaria na redução de acidentes e no controle de velocidade

    Em entrevista ao programa Direto ao Ponto, da Arauto News, o prefeito de Mato Leitão, Carlos Alberto Bohn, falou sobre as condições da RSC-453, que liga o município a Venâncio Aires e também a Lajeado. O trecho, administrado pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), vem passando por obras e melhorias e de instalação de rótulas, especialmente entre a Cruzeiro do Sul e a Capital do Chimarrão.

    Nas últimas semanas, Bohn participou de reuniões para debater as condições da RSC-453. O trabalho de manutenção, segundo ele, é importante mas ainda não está completo. Com relação as rótulas, o prefeito de Mato Leitão salienta que há expectativa de que o município seja contemplado com a instalação. “Isso melhoria as situações em que há risco de acidentes, o acesso aos municípios e também no controle de velocidade”, reforça.

    No entanto, de acordo com o chefe do Executivo, a questão do acostamento é crítica e gera preocupação. “Fica um verdadeiro degrau entre a pista de rolamento e o acostamento. O acesso ao município, a empresas e ainda a questão de transporte coletivo e escolar fica difícil. Qualquer guiada para o lado do acostamento e encontramos um degrau, além da chance acidente.”

    Leia também

    Para debater este aspecto e também outros serviços na rodovia, a Prefeitura de Mato Leitão busca realizar uma nova reunião com a EGR. O objetivo é reforçar os pedidos e cobrar mais celeridade nos processos.

    “Mas ao meu ver, o caminho a médio e longo prazo é a concessão. O poder público não vai conseguir fazer com a qualidade que a gente precisa, ainda mais pelo fluxo de veículos que circula diariamente neste trecho. Existe a necessidade de investimentos maiores e isso só vai se efetivar quando a iniciativa privada estiver envolvida. A concessão é um caminho, no meu entendimento, sem volta e necessária”, argumenta.