Cultura e Entretenimento

Projeto Arte da Palavra incentiva a leitura e a produção cultural brasileira em Santa Cruz

Publicado em: 31 de março de 2025 às 07:00
  • Por
    Portal Arauto
  • Fonte
    Assessoria de imprensa
  • Uma das autoras será Stéfanie Sande | Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Iniciativa do Sesc ocorre nesta segunda-feira, no Coworking Cultural

    O projeto Arte da Palavra, iniciativa do Sesc que incentiva a leitura e a produção cultural brasileira, leva a Santa Cruz do Sul os autores Stéfanie Sande e Mazinho Souza. O evento tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, e ocorre nesta segunda-feira (31), em duas sessões gratuitas, no Coworking Cultural (R. Tiradentes, 15), às 14h e às 19h.

    Natural do Mato Grosso do Sul, Stéfanie Sande é Mestre e Doutora em escrita criativa pela PUCRS, onde desenvolveu sua dissertação e tese com foco na jornada da heroína. Em 2015, morou na França e venceu o Prêmio Mato Grosso de Literatura pelo seu primeiro romance, “O último verso”. Em 2023 lançou sua quarta obra, “Café Majestic”, pelo selo Alfaguara, do grupo Companhia das Letras, tornando-se a primeira autora cuiabana residente na cidade a ser publicada pelo maior grupo editorial do Brasil.

    O goiano Mazinho Souza é graduando em Filosofia pela UFG, e iniciou suas atividades artísticas como poeta aos 12 anos. É fundador do selo literário Goiânia Clandestina, que tem o intuito de descobrir e publicar novos e novas poetas. Como arte educador, desenvolve o projeto de escrita criativa teórica-prática na comunidade, trabalhando a partir da filosofia da linguagem e cosmologias afro-brasileiras e indígenas.

    Arte da Palavra – É um projeto do Sesc voltado para ações formativas e de fruição literária para incentivar a leitura e a produção literária, e ocorre em todos os estados brasileiros. A iniciativa abrange diversos públicos e faixas etárias distintas para valorizar obras, escritores, novas formas de produção e discursos periféricos emergentes. O projeto é composto por três tipos de circuitos: de Autores, voltado para a valorização e divulgação de autores nas diferentes comunidades literárias; Oralidade, voltado para contadores de histórias, saraus e apresentações que mesclam poesia com outras manifestações artísticas; e Criação Literária, com oficinas de diferentes temáticas com o objetivo de exercitar a prática da escrita nas suas diferentes manifestações, mas também criar leitores com maior bagagem literária.