Região

Projeto Raízes do Passado oferece oficinas gratuitas de culinária, idiomas e danças em Vale do Sol

Publicado em: 31 de março de 2023 às 10:34 Atualizado em: 13 de março de 2024 às 16:41
  • Por
    Nícolas da Silva
  • Fonte
    Prefeitura de Vale do Sol
  • Foto: Divulgação/Prefeitura de Vale do Sol
    compartilhe essa matéria

    Participam do projeto aproximadamente 200 inscritos, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos de várias localidades do município

    O Projeto Raízes do Passado, promovido pela Associação Cultural e Folclórica Der Deutsche Jugendtanz e agentes culturais do município, está realizando oficinas de culinária, idiomas, danças tradicionais alemãs e gaúchas em Vale do Sol. As aulas são realizadas gratuitamente nos educandários parceiros do projeto, que são: Escolas Municipais Felipe dos Santos e São João Batista e Escola Estadual Afonso Martin Rohlfes. Participam do projeto aproximadamente 200 inscritos, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos de várias localidades do município.

    O “Projeto Raízes do Passado – uma Viagem pela história do Patrimônio Cultural de Vale do Sol” traz consigo um convite as novas gerações para valorização das identidades e preservação das memórias que compõem a cultura de um povo. A defesa e preservação do Patrimônio Histórico imaterial é uma tarefa extremamente importante, exigindo um trabalho integrado e comprometido entre escolas e as comunidades.

    O objetivo é a valorização das identidades, memórias e costumes que compõem o Patrimônio Cultural, através de várias ações que possibilitem o entendimento e reconhecimento. Dessa forma, o projeto buscar resgatar nas comunidades aspectos das tradições culturais, das memórias, das vivências que por vezes estão adormecidas. A coordenadora do departamento de Cultura do Município, Giosana Lobo, que está dando o suporte ao grupo para a realização das atividades, comenta que as Escolas e comunidades rurais são o ponto de partida para esse processo de resgate cultural. “Está na criança a esperança de um futuro melhor, ao mesmo tempo em que cabe a nossa geração proporcionar a eles as oportunidades de conhecer, vivenciar e cultuar as tradições de seus antepassados”, destaca.

    A oficina de culinária, que é algo inédito nos educandários, está fazendo sucesso entre os participantes. As aulas visam fazer um resgate de receitas tradicionais alemãs e gaúchas. Na última semana, as instrutoras Elaine Skolaude e Silvana Cardoso ensinaram os alunos a fazerem bolinho de aipim, arroz cozido, salada de batata e a receita de Schnitzel, que é a versão alemã de lombo de porco à milanesa. Djeyson Conrad, de 10 anos, teve a sua primeira aula de culinária na última quarta-feira (29), na Escola Rohlfes de Faxinal de Dentro. Ele comentou que se inscreveu para aprender a cozinhar e poder ajudar a sua mãe a preparar as refeições em casa. “Já sei fazer massa, ovo e hoje aprendi a fazer carne à milanesa, que está uma delícia”, disse ao ajudar a fritar a carne. Ele ainda relatou que a oficina está muito legal e já está ansioso pelos próximos encontros para aprender algo novo.

    Com apoio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, as atividades serão findadas com a realização da segunda edição da Feira Vale em Arte com exposições e apresentações das atividades desenvolvidas no decorrer das oficinas.

    O projeto Raízes do Passado está sendo realizado com recursos do PRÓ-CULTURA RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. A associação Der Deutsche Jugendtanz foi contemplada com o valor de R$ 80,3 mil, através do Edital SEDAC nº 07/2021 – Edital de Concurso FAC Patrimônio.