Polícia

Polícia Federal indicia cinco encontrados com quase 50 kg de drogas em sítio em Santa Cruz

Publicado em: 31 de março de 2022 às 15:22 Atualizado em: 03 de março de 2024 às 11:44
  • Por
    Guilherme Bica
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Arquivo/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Quatro homens e uma mulher vão responder por tráfico e associação para o tráfico

    A Polícia Federal concluiu o inquérito que apurou uma das maiores apreensões de drogas de Santa Cruz do Sul nos últimos anos. O documento foi remetido ao Judiciário na última terça-feira (29). Ao todo, cinco pessoas, quatro homens e uma mulher, foram indiciados por associação ao tráfico e tráfico de drogas. Um dos homens, ainda responderá posse irregular de arma de fogo.

    A investigação, chefiada pelo delegado Gustavo Schneider, foi fruto de uma ofensiva da Brigada Militar deflagrada em 26 de janeiro deste ano, que resultou na apreensão em uma residência e em dois veículos um total de 11,450 Kg de maconha e 34,700 Kg de cocaína na posse de quatro indivíduos. Um quinto fugiu, abandonando o veículo usado, mas acabou se apresentando à PF nas últimas semanas. Conforme Schneider, ele responderá em liberdade. "Em face de não ter sido preso em flagrante e ter espontaneamente se apresentado para ser ouvido, não foi requerida sua prisão. Tinha ligação familiar com um dos presos", explica.

    Ainda de acordo com o chefe da investigação, a suspeita de que pudesse se tratar de uma rede internacional de tráfico de drogas acabou não se confirmando com o decorrer dos trabalhos. "Não se evoluiu pra internacionalidade. Mas ficou configurada a associação para o tráfico", disse. Quanto a análise do material apreendido, o delegado pontuou que a investigação reforçou o aspecto de participação dos indiciados, mas não ampliou a responsabilidade penal no caso concreto.

    Dos quatro presos, três tinham relação familiar, sendo dois deles tio e sobrinho. O tio era proprietário de uma das propriedades alvos da ação, onde parte da droga apreendida estava dentro de malas. 

    Relembre a apreensão

    Após vigilância no local os policiais da Força Tática da Brigada Militar visualizaram dois veículos Ford Focus saindo de uma residência em direção a uma segunda próxima, sendo que no retorno dos dois veículos a primeira propriedade a equipe realizou a abordagem dos veículos ainda na estrada. No primeiro veículo, um Focus hatch, estavam dois homens e uma mulher, enquanto que no segundo, havia um indivíduo, identificado posteriormente, mas que acabou fugindo em direção à mata, não sendo capturado.

    No primeiro veículo, os policiais localizaram dois tabletes de cocaína, além de quatro porções fracionadas do mesmo produto. Já no Focus sedan, abandonado, foram encontrados alguns sacos plásticos, um deles com pó branco, podendo ser cocaína ou mesmo produto para misturar à droga.

    Caracterizado o flagrante com os indivíduos indo de uma propriedade para outra, buscas foram feitas nas duas propriedades. Na primeira, onde os veículos inicialmente estavam, foi encontrada uma balança. Já na segunda propriedade, composta por uma casa e galpão anexo, foram apreendidas uma sacola e uma mala com drogas, uma balança, uma máquina de recarga de munição, uma espingarda e cartuchos.