Novas medidas foram anunciadas em transmissão ao vivo na tarde de hoje
O comércio de Venâncio Aires vai reabrir a partir desta quarta-feira (1º). A medida foi anunciada pelo prefeito Giovane Wickert, em transmissão ao vivo na tarde de hoje (31) e faz parte do novo Decreto Municipal de Calamidade Pública, que se estende até o dia 12 de abril. Apesar do retorno das atividades, as empresas e autônomos deverão adotar inúmeras restrições para o funcionamento com segurança.
De acordo com Wickert, a decisão foi tomadas após inúmeras reuniões com entidade e associações, pensando em priozar a saúde mas também buscar o equilíbrio da economia. "As novas medidas foram pensadas em adaptar a realidade de Venâncio Aires ao atual cenário. No entanto, estaremos fiscalizando para que as determinações sejam obecedidas e cumpridas", disse.
O novo decreto permite que todos os setores do comércio voltem a funcionar, porém o atendimento deve ser de portas fechadas, para que haja um controle de entrada das pessoas. Cada empresa deve respeitar a capacidade máxima de 50% dos funcionários, preservando os grupos de risco e projetando a plataforma home office, além de uma escala de revezamento. Os comércios também deverão atender ao protocolo de higienização, como lavar as mãos e dispor de álcool gel para funcionários e população, além de realizar o controle de temperatura nos funcionários e deixar janelas abertas para circulação do ar.
Será permitida a entrada de três pessoas por vez, havendo o distânciamento de 2 metros nos atendimentos. Os comerciantes também terão a responsabiliade de disperçar quem está do lado de fora das lojas, para que não haja filas e aglomerações. Mães com filhos menores de 12 anos, terão prioridade no atendimento. Além disso, os idosos e grupos de risco, terão um horário exclusivo para atendimento, das 8h às 9h. Aos domingos, apenas supermarcados e similares, farmácias e postos, que são enquadrados nos serviços essenciais, poderão funcionar.
Para restaurantes, sorveterias e lancherias, fica estabelecido a capacidade máxima de 50% do público. Ambos não podem disponibilizar buffet, apenas serviços de tele-entrega, pratos feitos ou servidos nas mesas, que devem atender o distanciamento. Já consultórios médicos e odontológicos, devem restringir a sala de espera e atender as consultas com pontualidade, para evitar aglomeração.
Quanto ao funcionamento de escolas, tanto municipais como estaduais, acompanham o decreto do Governo do Estado e seguem sem atividade até o dia 30 de abril.
Permanecem fechados o parque do Chimarrão, casas de festas, ginásios, salões de comunidade, casas noturnas e bares, bem como ficam proibidas a circulação nas praças, eventos esportivos e celebrações nas igrejas. O prefeito ainda ressaltou que vai mater o toque de recolher até às 21h.
A prefeitura também orienta que pessoas não saiam em grupos para fazer compras e que vai estar monitorando para que não haja aglomerações.
Para as indústrias, o decreto passa a valer apenas a partir da próxima segunda-feira (6).
Notícias relacionadas
Governador assinará ordem de início da duplicação da RSC-287 em Santa Cruz
O ato será realizado no trevo do Fritz e Frida nesta quarta-feira
Meetup em preparação ao South Summit Brazil discute as estratégias para o evento em 2025
Encontro ocorreu na tarde desta segunda-feira
FOTOS: desfile temático marca o Dia de Todos os Santos em Santa Cruz
Segundo o padre Rodrigo Hillesheim, o objetivo do Holywins é aproximar crianças dos santos
Vale do Sol promove Fórum Regional de Saúde Mental
Rodas de conversa e oficinas abordarão temas como a saúde mental do idoso, saúde do trabalhador, e a relação de gênero e sexualidade