Cultura e Entretenimento

Festival Santa Cruz de Cinema terá parceria internacional; confira as novidades

Publicado em: 31 de janeiro de 2025 às 21:35 Atualizado em: 31 de janeiro de 2025 às 21:37
  • Por
    Emily Lara
  • Foto: Emily Lara/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Lançamento oficial do evento ocorreu nesta sexta-feira

    Na noite desta sexta-feira (31), a Casa das Artes Regina Simonis foi palco do lançamento oficial do 8º Festival Santa Cruz de Cinema. O evento marcou o início das atividades da edição deste ano, que contará com várias novidades, incluindo parcerias internacionais e a presença de grandes players do mercado audiovisual.

    Conforme um dos criadores do festival, Diego Tafarel, entre as principais novidades destaca-se a realização da “Noite Conexão Brasil-Japão“, uma programação dedicada à celebração da cultura japonesa. A noite será marcada pela exibição de filmes japoneses e poderá contar com a presença do embaixador do Japão, além de uma imersão na gastronomia e bebidas típicas do país. Tafarel ressaltou que essa ação é uma parceria com a JTI, patrocinadora do evento e uma empresa de origem japonesa, com o objetivo de estreitar os laços culturais entre o Brasil e o Japão. “Essa noite japonesa promete ser um grande evento prévio ao festival”, disse.

    Outra grande novidade é a introdução de um evento de mercado, uma oportunidade inédita para produtoras locais do Santa Cruz Polo Audiovisual. Pela primeira vez na história do festival, o evento irá proporcionar a essas empresas a chance de desenvolver projetos de longas-metragens e séries, que passarão por uma pré-seleção e, caso aprovados, participarão de rodadas de negócios com grandes plataformas nacionais como Netflix, Globoplay e Amazon. “Uma grande novidade, uma baita oportunidade para nossa cidade continuar se desenvolvendo no que ela tem feito nos últimos tempos”, afirmou.

    Além disso, o festival também anunciou que esta será a última edição com foco exclusivo no cinema brasileiro. A partir do próximo ano, o evento ampliará seu alcance para incluir produções de toda a América Latina, além de Portugal e Espanha, tornando-se um festival ibero-americano. De acordo com Tafarel, a mudança representa um grande avanço para o Santa Cruz de Cinema, que se consolida como um importante ponto de encontro para a indústria audiovisual internacional. “Será um festival ibero-americano maravilhoso”, concluiu.