Economia

Santa Cruz lidera geração de empregos formais em novembro na região

Publicado em: 30 de dezembro de 2024 às 18:01
  • Por
    Emily Lara
  • Colaboração
    Eduardo Wachholtz
  • Foto: BRUNO PEDRY/NASCIMENTO MKT
    compartilhe essa matéria

    Rio Pardo e Vera Cruz enfrentaram perdas e recuo no mercado de trabalho

    O Ministério do Trabalho e Emprego divulgou nesta semana os dados atualizados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) referentes ao mês de novembro. Santa Cruz do Sul fechou o penúltimo mês de 2024 com saldo positivo de 398 novos postos de trabalho formais.

    A Terra da Oktoberfest registrou 2.343 admissões contra 1.945 desligamentos, com destaque para o comércio, que criou 141 vagas, e os serviços, com 140 novos empregos. A agropecuária, a indústria e a construção também apresentaram saldos positivos, com 41, 40 e 36 vagas, respectivamente. No acumulado dos últimos 12 meses, Santa Cruz soma 2.018 novos empregos com carteira assinada.

    Por outro lado, Rio Pardo encerrou novembro com saldo negativo de 41 empregos formais. A Cidade Histórica registrou 154 admissões e 195 demissões, com desempenhos negativos em quase todos os setores. A indústria foi o mais impactado, com 23 postos a menos, seguido pela agropecuária, com redução de nove vagas. Comércio, construção e serviços também apresentaram pequenos saldos negativos. No acumulado do ano, o município perdeu 82 postos de trabalho formais.

    Já Vera Cruz também registrou desempenho negativo no penúltimo mês de 2024. Foram 178 admissões e 184 desligamentos. O comércio teve destaque positivo, com saldo de 24 vagas. A construção também contribuiu positivamente, criando quatro postos. No entanto, a indústria, com 45 admissões e 64 desligamentos, e os serviços, com 24 trabalhadores que tiveram a carteira assinada e 39 que tiveram o vínculo finalizado, puxaram o resultado para baixo na Capital das Gincanas.