Arauto Saúde

Arauto Saúde

Arauto Saúde: no verão, cuidado redobrado com a pele

Publicado em: 30 de dezembro de 2022 às 10:44 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 15:54
Foto: FreePik
compartilhe essa matéria

Dermatologista Jaquelini Barboza destaca a importância de proteger a pele no período mais quente do ano

O Arauto Saúde desta semana trouxe a dermatologista Jaquelini Barboza para falar, neste momento do ano, de verão, praia e férias, sobre a importância de proteger a pele do sol. Em nossa região existe um alto índice de câncer de pele, especialmente o mais grave, que é o melanoma, conta Jaquelini. “E esse é mais um motivo para nos preocuparmos com os cuidados com o sol, porque o causador do câncer de pele, na maior parte das vezes, é o sol”, explica.

Assim como para enfrentar a chuva deve se sair com guarda-chuva, quando alguém se expõe ao sol, essa pessoa deve se proteger usando protetor solar e chapéu, aconselha a dermatologista. Ela ainda alerta para a escolha do protetor ideal. “O recomendado é jamais usar fator de proteção solar abaixo de 30, usar sempre fatores mais altos. Para crianças, a sugestão é utilizar o FPS 60 ou FPS 70, lembrando que existe até FPS 99 no mercado”, informa. Segundo a médica, pessoas que já tiveram câncer de pele também devem utilizar um FPS bem alto. 

Sobre a reaplicação do protetor, Jaquelini explica que temos que pensar o protetor solar como se ele fosse um escudo. Esse escudo, de acordo com ela, vai sendo destruído durante o tempo de exposição ao sol. “Mesmo uma pessoa que trabalhe sob o sol ou não entre na água para se banhar precisa reaplicar o protetor a cada duas horas, porque o escudo vai sendo destruído”, diz. O protetor solar é um produto químico que vai se degradando para proteger a pele e por isso se faz necessária a reaplicação. “Com o tempo ele deixa de estar ativo e a pessoa passa a se queimar”, orienta. 

Jaquelini falou que pessoas brancas, descendentes de alemães e italianos, como as da região do Vale do Rio Pardo, têm mais chances de apresentar câncer de pele porque têm menos proteção natural de pele. Já as pessoas de cútis morenas e negras têm mais proteção de pele natural e menos chances de desenvolver o câncer.    

O horário de exposição solar também deve ser lembrado. O ideal é que se tome sol das 8 horas da manhã às 9h30min, e à tarde, após 16 horas.