Geral

Atletas de Santa Cruz vão competir nas Olimpíadas Especiais das Apaes

Publicado em: 30 de novembro de 2022 às 10:48 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 12:24
  • Por
    Nícolas da Silva
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Disputa será em Aracaju entre 5 e 10 de dezembro

    Dois atletas da Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Santa Cruz do Sul, medalhistas de ouro na Etapa Estadual, vão marcar presença na 23ª edição das Olimpíadas Especiais das Apaes, que será disputada em Aracaju (SE), entre 5 e 10 de dezembro. Gabriel Feldmann compete na natação, enquanto Pablo dos Santos disputa medalha no arremesso de peso.

    Gabriel treina intensamente para a competição desde o início do ano, com a supervisão do treinador Laudemiro Trindade. A paixão de Gabriel pela natação iniciou com o Projeto Piracema, uma parceria entre a APAE e Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). “Vou nadar muito e ganhar medalha”, diz o atleta, confiante.

    Já Pablo viu no esporte a possibilidade de mostrar todo o seu potencial. Mesmo tendo uma rotina de trabalho, ele consegue treinar com o seu técnico, Thiago Carvalho, para fazer bonito e ter um bom desempenho no nordeste brasileiro. Thiago é quem vai acompanhar os atletas durante as Olimpíadas. Eles embarcam no domingo (4), no Aeroporto Salgado Filho.

    A competição

    A Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) promove, desde 1973, as Olimpíadas Especiais das Apaes, cujo objetivo é estimular a ação participativa e integrada de atletas, profissionais, dirigentes e familiares, através do esporte e lazer em um ambiente competitivo. Ao todo, a competição deste ano contará com a participação de mais de 1,6 mil pessoas, entre atletas, técnicos e acompanhantes de 23 estados e do Distrito Federal. No total, serão 11 modalidades, sendo cinco coletivas (basquete, handebol, capoeira, futsal e futebol society) e seis individuais (atletismo, natação, ginásticas rítmica e olímpica, tênis de mesa e bocha).