CultVida é composta por estudantes do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental
É na escola municipal Alfredo Scherer que nasce a primeira Cooperativa Escolar da rede municipal de Venâncio Aires. A CultVida é composta por estudantes do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental.
Conforme a professora orientadora, Fernanda Saldanha, a cooperativa iniciou atividades em março deste ano e na próxima semana, no dia 6 de novembro, realiza sua Assembleia Geral para apresentação de chapa que concorre ao Conselho de Administração e Conselho Fiscal. Na ocasião, também haverá apreciação e votação do Estatuto Social da Cooperativa Escolar e apresentação da marca.
De acordo com Fernanda, a proposta integra o programa “Cooperativas Escolares”, uma iniciativa da Sicredi. “A Cooperativa vem realizando encontros semanais, às quartas-feiras à tarde, na escola, com encontros a partir da metodologia do jogo Cooperlândia, que tem quatro fases com sete missões em cada fase. Finalizamos a fase 1 com a missão travessia, que é a fundação da Cooperativa”, explica.
“Os participantes desenvolvem, principalmente, habilidades de comunicação, mobilização, negociação, participação, pensamento lógico, organização e curiosidade. E aprendemos, na prática, os sete princípios do Cooperativismo que são adesão livre e voluntária, gestão democrática, participação econômica dos membros, autonomia e independência, educação, formação e informação, intercooperação e interesse pela comunidade”, destaca a professora.
Notícias relacionadas
Governo do estado assina ordem de início das obras da nova ponte de Sinimbu
Ato de assinatura ocorre nesta quinta-feira
Semana da Arquitetura & Construção inicia na próxima segunda-feira
As inscrições já estão abertas, mas as vagas são limitadas
Estudantes lançam videoclipe do Rap do Cooperativismo
Produção audiovisual foi feita por alunos da Escola Nossa Senhora da Esperança, do Bairro Santa Vitória
Defesa Civil de Santa Cruz faz treinamento para uso de equipamentos
A atividade ocorreu na Praia dos Ingazeiros, no município de Rio Pardo