Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Santa Cruz e prefeitura assinaram termo de cooperação
Santa Cruz do Sul será pioneira na idealização de um projeto que contemplará famílias em situação de vulnerabilidade social, e que ainda não dispõem de sanitários em suas residências.
Através de uma iniciativa do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) do Rio Grande do Sul, que lançou o projeto “Nenhuma casa sem banheiro”, que tem por objetivo promover melhorias sanitárias a famílias de baixa renda.
De acordo com o secretário da pasta, Marcelo Corá, os técnicos da assistência social farão avaliação sobre as famílias que serão beneficiadas com a iniciativa. “Já temos um projeto, o Hidrovida, que já contemplou mais de 50 famílias do município com banheiros e caixas d’água em suas residências. Agora, esta parceria vem para agregar para darmos melhorias sociais e sanitárias a mais moradias”, avaliou. Neste projeto, 12 famílias serão beneficiadas em Santa Cruz. Quatro arquitetos se mobilizarão na iniciativa
Programa Hidrovida
O Programa Hidrovida teve início em 2019, quando foram contempladas 20 famílias do Beco do Pepino, no Bairro Bom Jesus. Um novo levantamento socioeconômico foi realizado no período de novembro daquele ano a fevereiro de 2020 com uma série de visitas técnicas realizadas para elencar famílias que estavam enfrentando problemas devido à estiagem e também aquelas que residiam em moradias com precárias instalações sanitárias. A população rural também foi incluída no levantamento.
Este ano, no mês de maio, 20 famílias do interior, das localidades de Rio Pardinho, Travessão Dona Josefa e São Martinho foram beneficiadas. A expectativa é que até o final do ano a iniciativa alcance diversos bairros da cidade. Todas as famílias incluídas no programa atendem os critérios definidos, como possuir renda de até três salários mínimos, estar cadastradas no Cad-Único, residir em áreas regulares e morar no município a, no mínimo, seis meses.
Notícias relacionadas

Unicred Premium se destaca em Santa Cruz como referência em cooperativismo financeiro
Agência está localizada na Rua Júlio de Castilhos, número 60

O Coelho ainda vem aí, sim!
Viver a tradição de Páscoa não tem idade, ela atravessa gerações. As celebrações fazem muito mais sentido quando são compartilhadas e por isso devem ser sempre ser incentivadas.

Por Daiana Theisen

Pavimentação e canalização em Santa Cruz estão entre as prioridades da Secretaria de Obras
Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, o secretário de Obras e Infraestrutura, Francisco Carlos Smidt, afirmou que a pasta está empenhada em atingir as metas

Governo do Estado pede liberação de recursos para sistemas de proteção contra cheias
Solicitação ocorre após governo federal publicar resolução com diretrizes e técnicas a serem observadas