Candidato à reeleição pelo Progressistas tem como vice Jander de Carvalho Thisen, do Republicanos
A série de entrevistas com os candidatos da região na Arauto News conversou nesta segunda-feira com o progressista Edgar Thiesen, popularmente conhecido como Amarelinho. Aos 45 anos, ele é o atual prefeito de Passo do Sobrado e concorre à reeleição, tendo ao seu lado Jander de Carvalho Thisen, do Republicanos. Edgar se considera um cara muito simples, filho de agricultores, nascido na Várzea dos Camargos. Depois se mudou para o Cerro da Boa Esperança, em Passo do Sobrado, onde trabalhou junto do pai na lavoura de tabaco. Mas o pai queria que o filho estudasse e lá foi Amarelinho cursar técnico em contabilidade e na Unisc, se formou em Ciências Contábeis, área em que passou a atuar, assim como no comércio. Na política, entrou há seis anos.
Edgar se filiou no Progressistas e, apesar da pouca experiência, se tornou candidato a prefeito em 2020 e se elegeu. O candidato á reeleição avalia que adquiriu bastante experiência nesse período e enfrentou desafios. Quando assumiu, em 2021, enfrentou a pandemia, e avalia o quanto foi difícil tomar decisões de fechamento de estabelecimentos, por exemplo, porque também é comerciante, mas precisava seguir os protocolos. Depois disso, enfrentou a estiagem. Em um município 70% agrícola, muitos açudes secaram e foi preciso se reinventar para abastecer o gado e até mesmo levar água para muitas pessoas. Da estiagem, o desafio foi para a cheia, que neste ano deixou muitos prejuízos novamente para a agricultura.
Como vem da iniciativa privada, Edgar frisa que organizou a prefeitura para não fazer turno único, que sempre prestasse serviço à população, um dos motivos que o credenciou a dar seguimento ao governo. “Temos que dar sequência aos projetos, manter os bons que foram criados por gestões anteriores e criar novos”, disse. Citou a Sala do Agricultor para ofertar serviços de forma gratuita na Prefeitura, auxiliando agricultores no preenchimento de bloco de produtor, declaração de ITR, guia do Incra, entre outros, assim como solicitar os serviços de médico veterinário.
Também citou obras, um poliesportivo em andamento, o que não estava no plano de governo. Os gestores acabaram trocando o projeto da construção da prefeitura pelo poliesportivo, pois acreditam que um plano não deve ser estanque e acompanhar as necessidades. Citou ainda revitalização de rua, praça, questões de infraestrutura que julga importantes que não parem.
Destacou ainda melhorias em estradas, especialmente focando na agricultura, e na retomada de eventos como carnaval, Festa do Búfalo, Natal, enfim, programações para proporcionar lazer à população.
A Cobertura das Eleições 2024 do Grupo Arauto tem o patrocínio de Tatiane Fortuna Bruxel, reumatologista e médica da dor, Lucas Bruxel, cardiologista, Viva Assessoria de Condomínios, Cedil Diagnóstico por Imagem, New Cars, Cuppini Autopeças e Serviços, Cosner Soluções em Infraestrutura de TI, Agro Fumigações, Sayonara Tur, Funerária Caminho da Paz e Lisaruth Open Mall.
Notícias relacionadas
“Impressiona a capacidade de investimento dos chineses”, destaca Airton Artus
Primeira visita da comitiva gaúcha na China foi às gigantes em tecnologia Huawei e BYD
Governo conclui etapa japonesa da missão à Ásia com foco em desenvolvimento sustentável e negócios
A comitiva visitou centros de excelência em gestão de desastres e inovação e se reuniu com empresas
Indiciado, Bolsonaro diz que Moraes “faz tudo o que não diz a lei”
PF indiciou 37 pessoas por tentativa de golpe de estado
UPA e pediatria 24 horas em Rio Pardo podem avançar no ano que vem
Prefeito reeleito, Rógerio Monteiro, apresentou as principais metas para a sua próxima gestão