Geral

Obras da Rua Coberta de Santa Cruz devem começar no primeiro semestre de 2023

Publicado em: 30 de setembro de 2022 às 18:19 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 10:09
  • Por
    Ricardo Luis Gais
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Será elaborado o projeto arquitetônico e estrutural para dar início ao processo licitatório

    As obras da primeira Rua Coberta de Santa Cruz do Sul tem previsão de início para o primeiro semestre de 2023. Chamada de Passeio da Borges, a Prefeitura já conta com R$ 400 mil de emenda federal para os serviços no local.

    Outros recursos também devem ser captados com a Lei 9.078, assinada nesta semana pela prefeita Helena Hermany, que permite o município a receber a doação de bens móveis, bens intangíveis, recursos financeiros e de serviços de pessoas naturais ou jurídicas de direito privado pela Administração Pública Municipal Direta e Indireta. Os valores vão ser usados para a elaboração do projeto executivo que engloba a parte arquitetônica e estrutural da Rua Coberta. Cumpridas tais etapas, terá início o processo licitatório, para então projetar o começo das obras.

    A Rua Coberta

    A estrutura do mais novo atrativo turístico de Santa Cruz vai ficar na Rua Borges de Medeiros, na quadra entre a Marechal Floriano e a Marechal Deodoro. O projeto conceitual, custeado pela Associação de Entidades Empresariais (Assemp) e produzido pelo Studio Kite Arquitetura, recebeu sugestões dos empresários da região e chegou ao formato final apresentado pela prefeita.

    A rua será estreitada para uma única pista, para circulação de veículos em baixa velocidade – até 20 km/h. Com calçadas mais amplas, haverá espaço para a instalação de mesas e cadeiras, canteiros e bancos públicos. O telhado terá aberturas nos pontos onde houver árvores, preservando-as. Com esta iniciativa, a Prefeitura deseja criar mais um ponto turístico e de lazer no município, estimulando o comércio na região central.