Urna eletrônica está alocada junto ao Cartório Eleitoral de Santa Cruz
Para familiarizar o eleitor com a urna eletrônica e a ordem de votação no pleito deste ano, uma urna eletrônica para realização de uma eleição simulada está alocada junto ao Cartório Eleitoral de Santa Cruz – localizado na rua Ernesto Alves, 760, sendo o horário de atendimento das 12 às 19 horas, de segunda a sexta. Na simulação, os números e os candidatos são fictícios.
A procura vem ocorrendo, explica a servidora do cartório Anni Scheunemann, principalmente por eleitores que não desejam votar para alguns cargos. “Tem bastante gente que quer pular alguns votos, votar só para determinados cargos, então, a gente mostra como votar nulo ou branco”, ressalta.
Também, os questionamentos se dão sobre a ordem de votação dos cargos e sobre a possibilidade de levar um acompanhante na hora de votar, em caso de limitações. “O eleitor pode ter um acompanhante, sendo uma pessoa de sua confiança. Essa pessoa poderá ingressar na cabina de votação e até mesmo digitar os números na urna. Porém, a condição é que a presença do acompanhante seja imprescindível para que a votação ocorra, em caso de alguma deficiência ou que a pessoa seja analfabeta, por exemplo”, esclarece Anni. “Inclusive, se a pessoa que acompanha for eleitor na mesma seção, pode votar na mesma hora, não precisa voltar pra fila depois”, acrescenta.
Ordem de votação por cargos
O eleitor votará nesta ordem: deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente. Na tela, aparecerão a foto, o número, o nome e a sigla do partido do candidato. Conforme Anni é importante conferir se este é o candidato escolhido e, se as informações estiverem corretas, apertar a tecla verde “Confirma”. Se estiver errado, basta apertar a tecla “corrige” e digitar o número certo. “O eleitor digita os números do candidato, as informações aparecem, ele espera alguns segundos, então, aperta ‘confirma’, porque se apertar logo a tecla verde não vai confirmar. Então, espera esse tempo, faz com tranquilidade”, observa.
Notícias relacionadas
Oito novos projetos ingressam na pauta do Legislativo desta segunda
Após a reunião ordinária, ocorre uma reunião solene, com início às 19h30min
Vereador propõe a criação de escolas bilíngues em Santa Cruz
Proposta é de Rodrigo Rabuske, do Partido Liberal
“Impressiona a capacidade de investimento dos chineses”, destaca Airton Artus
Primeira visita da comitiva gaúcha na China foi às gigantes em tecnologia Huawei e BYD
Governo conclui etapa japonesa da missão à Ásia com foco em desenvolvimento sustentável e negócios
A comitiva visitou centros de excelência em gestão de desastres e inovação e se reuniu com empresas