Médica Clauceane Venzke Zell detalha ações necessárias para evitar um novo surto do vírus
Embora os indicadores de saúde da Covid-19 apontem que a doença se encontra controlada, ainda é necessário atentar para alguns cuidados, tendo em vista que o vírus ainda tem infectado muitas pessoas em diversas regiões do mundo. Assim, da mesma forma que ocorria no período mais contagioso da doença, é preciso ter cautela em algumas situações. Para falar um pouco mais sobre os cuidados com a Covid-19, a convidada desta semana do Arauto Saúde é a médica Clauceane Venzke Zell.
Segundo a especialista, é fundamental que as pessoas se atentem com a gripe ou resfriado, pois os dois casos podem ser um indicativo da presença da doença no corpo. “Atualmente, o cuidado que ainda devemos ter se refere a aquelas pessoas que tem sintomas. Assim, é orientado que elas usem máscara e higienizem as mãos, como manda a etiqueta respiratória. Ainda, na hora de tossir, fazer no braço ou antebraço. E o mais importante, quem tem sintomas se manter o mais reservado possível para não contaminar os demais”, frisa Clauceane, que destaca papel fundamental da vacinação no combate ao vírus. “A vacina fez com que a gente pudesse ter uma liberdade novamente, para que a gente pudesse voltar a viver como vivíamos antes”, comemora.
Mesmo assim, Clauceane alerta que é necessário se manter com a caderneta da vacinação da Covid-19 e demais doenças atualizadas, para evitar que ocorram possíveis surtos. “Tivemos um controle da doença, com a diminuição expressiva de casos graves. Casos ativos são poucos também, é importante fazer as outras doses, para se completar a imunização. Ainda temos outros vírus circulando, mas não com uma carga tão forte como anteriormente”, afirma a especialista. Sobre o futuro da Covid-19, a médica revela que vislumbra um cenário positivo em relação à doença. Mas, para isso é necessário a colaboração de todos. “Precisamos manter a vacinação em dia, para que se tenha um sistema de imunidade forte. Aqueles que têm sintomas, devem se resguardar”, salienta a médica.