Política

João Pedro Schmidt olha as mudanças climáticas com prioridade

Publicado em: 30 de agosto de 2024 às 15:05
  • Por
    Portal Arauto
  • JOÃO PEDRO ENCERROU RODADA DE ENTREVISTAS NA ARAUTO NEWS | EDUARDO WACHHOLZ
    compartilhe essa matéria

    Candidato do PT encerrou nesta sexta-feira a série de entrevistas na Arauto News com os aspirantes à majoritária em Santa Cruz do Sul

    Nesta sexta-feira (30), para encerrar o ciclo de entrevistas com os candidatos à majoritária em Santa Cruz, a Arauto News recebeu em seu estúdio João Pedro Schmidt, acompanhado da sua candidata a vice-prefeita Marta Nunes, numa chapa pura do Partido dos Trabalhadores (PT).

    João Pedro disse que encara como uma missão voltar à cena política, para concorrer a prefeito. “Quem acredita na democracia, precisa fazer a sua parte, não basta ficar olhando. A defesa da democracia foi uma motivação”, disse. Além disso, comentou, a repetição de duas famílias no poder em Santa Cruz o estimulou a oferecer uma alternativa conhecida e forte. “Acredito também na necessidade de lideranças novas, como a Marta, que concorre pela primeira vez, mas sei que é desafiador ir direto à majoritária”, salienta, por isso coloca sua experiência ao lado.

    Uma de suas prioridades diz respeito ao clima. “Venho estudando há cinco anos sobre mudanças climáticas, sem imaginar que teríamos um episódio como essa enchente desastrosa. Então isso tudo mexe muito comigo, temos um problemão pela frente. Conhecer o que se pode e o que não se pode fazer, me dá uma noção do caminho”, sublinha. João Pedro pensa que as mudanças climáticas orientam os esforços, há coisas que não pode encarar e outras que são urgentes de fazer. A seca, as ventanias, microexplosão, tempestades e enchentes e dias muito quentes, tudo isso faz parte das mudanças climáticas e as pessoas vão sentir na pele, atesta. “E os pobres sentirão mais por estarem mais desprotegidos”, completa.

    O petista defende que bem-estar social é o melhor que podem fazer para o ambiente e vice-versa. “Temos muitas tarefas a serem feitas, a começar a educação ambiental climática. Uma das propostas como candidato é oferecer transporte coletivo gratuito”, reforça. Muitas Prefeituras estabeleceram formas de fazer dar certo, seja com o subsídio integral, seja com a venda de publicidade nos ônibus, vale-transporte, parte das multas de trânsito, emendas parlamentares, enfim, são diferentes modos, citou, alertando que a solução deverá ser construída gradativamente.

    Outra área questionada foi a saúde. Para João Pedro, a estrutura de Santa Cruz tem um patamar bom, mas ainda é preciso melhorar, com ESFs em todos os bairros, desafogando o fluxo nos hospitais. Quer primar pela atenção básica de qualidade, na origem, para o serviço não agravar e encarecer depois. Também no saneamento básico, o candidato teceu comentários contrários sobre a privatização da Corsan e os serviços prestados que rendem muitas reclamações. O que lhe cabe agora é exigir rigorosamente o cumprimento do contrato, frisou ele.

    Como educadores, os candidatos petistas prezam por esse tema também. Valorização dos professores, recuperação de índices educacionais, por exemplo, estão na pauta. Além disso, pretendem implantar uma gestão participativa, para que a população ajude a definir as diretrizes em diferentes áreas, em especial sobre investimentos expressivos. “É sobretudo não pegar ninguém de surpresa. Por que não consultar a população?”, questiona, dizendo que quer convidar a comunidade a se envolver na tomada de decisões.

    A Cobertura das Eleições 2024 do Grupo Arauto tem o patrocínio de Tatiane Fortuna Bruxel, reumatologista e médica da dor, Lucas Bruxel, cardiologista, Viva Assessoria de Condomínios, Cedil Diagnóstico por Imagem, New Cars, Cuppini Autopeças e Serviços, Cosner Soluções em Infraestrutura de TI, Agro Fumigações, Sayonara Tur, Funerária Caminho da Paz e Lisaruth Open Mall.