Casal já ministrou aulas para cerca de 16 mil alunos em mais de três décadas
Foi durante o conhecido trecho "quando as almas perdidas se encontram", da música Lembranças, do cantor tradicionalista Porca Véia, que o casal Fernando Feldmann e Vânia Capellari dançou pela primeira vez, em um baile no CTG Lanceiros de Santa Cruz do Sul.
Vânia é santa-cruzense. Cresceu no Bairro Goiás, atua como cabeleireira e tem a dança desde pequena em sua vida. Fernando é mecânico, natural de São Leopoldo, e morou muito tempo em Caxias do Sul, onde também ministrava aulas de dança. Veio para Santa Cruz porque o pai trabalhava no município. Foi quando encontrou Vânia, que também fazia um trabalho com aulas de dança na Terra da Oktoberfest. A partir deste momento, houve a união entre o casal e também o propósito compartilhado, de levar a dança para mais pessoas.
Nessa trajetória de mais de três décadas, Feldmann estima que já ministraram aulas de dança para mais de 16 mil pessoas. "Acredito que unimos o útil ao agradável. A dança faz parte das nossas vidas e nos toca profundamente, sempre com aulas voltadas à tradição gaúcha. São ritmos como marcha, chamamé, rancheira, bugio, chimarrita, milonga, xote e valsa", explica Fernando.
Baile Encantos do Sul
Os cursos de dança gaúcha ministrados pelo casal são marca registrada em Santa Cruz do Sul. No momento, Fernando e Vânia estão preparando um curso de dança que visa o Baile Encantos do Sul, que acontece em 24 de julho, em Santa Cruz.
Apresentador do programa Encantos do Sul nos domingos de manhã na programação da Arauto FM 95,7, Luciano Reyes é parceiro de longa data do casal. O apresentador é um dos promotores do baile, que vai contar com apresentações de João Luiz Corrêa e o Grupo Fandangaço.
O curso de dança será voltado a preparar os alunos para o grande baile. As inscrições para as aulas estão abertas e podem ser realizadas com a Vânia através do telefone (51) 9 8136-9092. O valor da inscrição, que é R$ 150 por casal, dá direito também a duas entradas para o baile. Serão oito aulas (cerca de duas horas por encontro), que serão realizadas entre 4 de junho e 23 de julho (véspera do baile), aos domingos, no CTG Lanceiros, em Santa Cruz do Sul. "A dança conecta casais e gera harmonia. Para dançar, basta ser paciente, calmo, ter uma frequência de prática e o principal, ter vontade de aprender", finaliza Vânia.