Geral e Covid 19

Decisão sobre reabertura do comércio santa-cruzense fica para terça-feira

Publicado em: 30 de março de 2020 às 19:37 Atualizado em: 22 de fevereiro de 2024 às 08:10
  • Por
    Taliana Hickmann
  • Fonte
    Grupo Arauto
  • Foto: Arquivo Jornal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Entidades do comércio e da indústria se reuniram com representante do Executivo para debater a volta às atividades

    Ficou para a terça-feira, dia 31, ao final da tarde, a decisão sobre a reabertura do comércio de Santa Cruz do Sul. Representantes da CDL Santa Cruz, do Sindilojas, da Assemp e do Sinditabaco participaram de uma reunião virtual com o secretário da saúde e gestor do Comitê de Crise e Prevenção ao Coronavírus, Régis de Oliveira Júnior, na tarde desta segunda-feira, dia 30, para apresentar as demandas do comércio e da indústria. 

    Durante a reunião, as entidades se propuseram a se comprometer com algumas normas para voltar às atividades, entre elas, atender de portas fechadas – pensando na Páscoa, atender com quadro reduzido e sempre respeitando as normas adotadas pelo Comitê e Governo do Estado. “Esas demandas vão ser analisadas com o retorno nesta terça-feira”, diz Spode.

    Segundo Marcio Farias Martins, a ideia de reabertura do comércio ainda não é bem vista pelo fato de não haverem equipamentos suficientes caso haja uma pandemia instalada na cidade. “A minha solicitação ao comitê é que o comércio abra de forma gradual, atendendo inicialmente por demanda: o cliente liga, faz o pedido, marca horário para retirar, vai até o estabelecimento, paga e retira a mercadoria. Assim se evita movimentação grande no centro da cidade. A ideia foi considerada válida e talvez possa ser adotada”, cita.

    A prefeitura irá aguardar um posicionamento do Governo do Estado sobre os estabelecimentos comerciais que podem abrir no Rio Grande do Sul. Caso não houver uma restrição do Estado, o Município vai se manifestar sobre essa questão ao final do dia. Visando as vendas de Páscoa, a ideia é que na próxima semana, alguns estabelecimentos mais voltados à data possam abrir, com restrições de efetivo e pessoal para que consigam realizar suas vendas mais pontuais.