Polícia e Vídeos

Operação Longa Manus prende gerentes do tráfico em Venâncio Aires

Publicado em: 30 de janeiro de 2019 às 07:04 Atualizado em: 20 de fevereiro de 2024 às 16:47
  • Por
    Milena Bender
  • Fonte
    Portal Arauto e Polícia Civil RS
  • Foto: Divulgação Polícia Civil RS
    compartilhe essa matéria

    Ação desencadeada em conjunto pela Polícia Cívil na manhã desta quarta-feira (30)

    Seis pessoas foram presas durante uma ação contra o tráfico de drogas desencadeada na manhã desta quarta-feira (30) pela Polícia Civil de Venâncio Aires, com o apoio da Draco de Santa Cruz, o Denarc e Grupo de Operações Especiais de Porto Alegre. Duas pessoas notificadas já estavam no sistema penitenciário.

    Segundo o Delegado Felipe Staub Cano, titular da Delegacia de Venâncio Aires e responsável pela investigação que resultou na Operação da manhã desta quarta-feira (30), a ação é uma continuidade de diversas outras ações da Polícia Civíl, inclusive a que foi desencadeada na semana passada, quando prendeu o líder do tráfico de Santa Cruz.

    A operação Longa Manus, como é denominada, busca desmantelar os braços da facção que atua de forma direta na região metropolitana e, mutuamente, no interior do estado. “Hoje nós trabalhamos com uma parte de gerência dessa facção, uma escala intermediária. A Polícia Civíl trabalha de forma integrada, prova disso é essa operação conjunta com a Draco de Santa Cruz, o Denarc e Grupo de Operações Especiais de Porto Alegre. “ destaca o delegado Cano.

    Foram presos dois no Bairro Brands e dois em Mariante, além de outros dois que já estão no sistema penitenciário. Eles atuavam como gerentes e organizavam as vendas da droga. A maioria deles, com antecedentes criminais.  Sobre a relação dessa operação com a ação da semana passada em Santa Cruz, o delegado destaca a ligação do Vale do Rio Pardo nos mesmos líderes. “A relação que observamos é que todo Vale do Rio Pardo se interliga nas mesmas pessoas e na mesma organização. Não trabalhamos mais com o tráfico de forma isolada.” completa

    Saiba mais

    As ações se concentraram no município de Venâncio Aires contra uma organização criminosa com berço no Vale dos Sinos e que estaria atuando na região do Vale do Rio Pardo. Foram cumpridas um total de 17 ordens judiciais, sendo seis de prisões temporárias e 11 mandados de busca e apreensão. Foram apreendidos, maconha, localizados nas residências alvo, além de um simulacro de pistola, celulares, material utilizado para embalar entorpecentes e anotações de contabilidade do tráfico de drogas.

    Segundo o delegado Thiago Bennemann, as investigações realizadas nas últimas semanas revelaram que o grupo criminoso é responsável pela oferta de drogas em localidades de Venâncio Aires, atuando como um dos braços de facção com origem na região metropolitana do Estado, exercendo o controle de diversos pontos de distribuição de drogas em locais estratégicos da região. Bennemann destaca que foi um trabalho de investigação complexo, objetivando identificar líderes, gerentes e integrantes do grupo responsáveis pela venda direta da droga ao mercado consumidor, mapear o funcionamento do esquema criminoso e agir contra as facções criminosas atuando no interior do Estado.

    Cerca de 35 policiais do Denarc, Grupamento de Operações Especiais – GOE, DP de Vanâncio Aires, Draco e 2ª DP de Santa Cruz do Sul participam do cumprimento das diligências nos bairros Brands, Harmonia e Vila Mariante, no município de Venâncio Aires.