Ação presta suporte em Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Montenegro e Sobradinho
Estudantes de Direito atuam no cotidiano das delegacias, em espaços de acolhimento às vítimas, oferecendo informações sobre trâmites judiciais, direitos e medidas protetivas. O projeto de extensão “Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar: Direitos e Garantias Legais da Mulher Agredida” presta suporte em quatro cidades da região: Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Montenegro e Sobradinho.
Criada em 2013 na Delegacia de Pronto Atendimento (DPPA) de Santa Cruz, a iniciativa tem como objetivo auxiliar vítimas de violência doméstica e familiar. Segundo a professora de Direito da Unisc e idealizadora do projeto, Caroline Ritt, muitas vezes as mulheres que sofrem agressões não encontram o acolhimento necessário ao buscar ajuda. “Não é que as pessoas que trabalham nesses locais não tenham capacidade para isso, mas, muitas vezes, o excesso de trabalho e a falta de um foco específico dificultam o atendimento”, destaca.
A professora explica que a atuação do projeto complementa, mas não substitui, o trabalho da Polícia Civil e não envolve atividades de peticionamento ou exercício da advocacia. “Nosso trabalho é exclusivamente de acolhimento e esclarecimento. Quando a mulher manifesta a intenção de se separar ou de buscar uma medida protetiva, orientamos sobre onde ela pode encontrar o suporte necessário”, ressalta.
Além dos estudantes de Direito, o projeto também conta com o apoio de acadêmicos de Psicologia e de outros cursos, reforçando o atendimento multidisciplinar às vítimas.
Notícias relacionadas

Nos primeiros 100 dias do ano, Cisvale soma R$ 37 milhões em projetos
Balanço das ações realizadas até o dia 10 de abril revela ainda os repasses de R$ 645 mil e as seis estações meteorológicas, recebidas do Sicredi

Conexão News realiza segunda edição no Bairro Arroio Grande
Depois de marcar presença na Praça Getúlio Vargas, o programa chega em um dos bairros mais populosos da cidade

Idoso morto por vizinho recebe homenagem da Câmara de Vereadores
Zimer de Oliveira Rocha foi executado no dia 24 de março de 2025

Solicitação antiga da comunidade, área de lazer no Bairro Várzea recebe melhorias
A ação atende a um pedido formalizado pela associação de moradores