Cultura e Entretenimento

Livros em atraso podem ser devolvidos sem cobrança de multa na Biblioteca Caá Yari

Publicado em: 29 de dezembro de 2022 às 14:13 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 15:52
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Mônica da Cruz/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Mês do perdão termina amanhã e cerca de 85 obras ainda precisam ser entregues

    Termina nesta sexta-feira (30), o mês do perdão da Biblioteca Pública Municipal Caá Yari, de Venâncio Aires. A ação, que era realizada durante uma semana, foi ampliada e ocorre durante todo o mês de dezembro.

    O objetivo, conforme a biliotecária, Rosária Costa, é fazer com que os livros que estão em atraso sejam devolvidos para a biblioteca. Somando os anos de 2021 e 2022, 105 obras estão faltando no acervo. 

    Rosária destaca que gostaria de não precisar cobrar os valores de multas por atraso, porém é necessário uma vez que os valores auxiliam na manutenção do espaço e do acervo da Biblioteca Caá Yari. Além disso, a bibliotecária ressalta que os livros que não são devolvidos fazem parte e muitas vezes impedem a retirada de outros exemplares, como nos casos das séries e trilogias.

    "É preciso que as pessoas tenham responsabilidade. Muitas não devolvem e depois acham o valor da multa muito caro. Por isso começamos a fazer o mês do perdão, para, dessa forma, incentivar as devoluções", afirma. 

    Até o momento, apenas 20 livros foram devolvidos. "Mesmo com um mês inteiro, os sócios não trazem os livros de volta. Temos uma série que os dois exemplares do volume um estão em atraso. Já tentamos ligar, ninguém atende. Já enviamos carta solicitando e mesmo assim não foi devolvido. Com isso, todos os outros cinco livros da série não podem ser lidos", desabafa. 

    Quem devolver os livros até esta sexta-feira não vai apagar multa pelos dias atrasados. A Biblioteca Caá Yari atende das 8h às 18h, e está localizada na esquina das Ruas Osvaldo Aranha e Reinaldo Schmaedecke, número 515.