Sessão solene ocorreu na Câmara de Vereadores na noite desta segunda-feira
O Coronel Fernando Barcellos da Rosa, comandante do 7° Batalhão de Infantaria Blindado (7° BIB) de Santa Cruz do Sul, recebeu o título de cidadão santa-cruzense durante sessão solene na noite desta segunda-feira (29) na Câmara de Vereadores. A homenagem foi proposta pelo vereador Francisco Carlos Smidt (PSDB).
Natural de Santa Maria, o coronel nasceu no dia 4 de julho de 1975 e é filho do capitão do quadro auxiliar de oficiais Valmiro Alves da Rosa e de Sirlene Barcellos da Rosa. Ele chegou a Terra da Oktoberfest em dezembro de 2019 e tomou posse no batalhão em janeiro de 2020. Além de manter o permanente adestramento da tropa, Barcellos se destacou de forma muito positiva e decisiva no enfrentamento da pandemia da Covid-19, reafirmando a integração do batalhão com a comunidade santa-cruzense.
Histórico
O homenageado incorporou as fileiras do Exército em 15 de fevereiro de 1992, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas (SP). Foi declarado Aspirante a Oficial da Arma de Infantaria em 30 de novembro de 1996, sendo classificado no 7º Batalhão de Infantaria Blindado, em Santa Maria. Exerceu as seguintes funções e comissões: foi comandante de Pelotão de Fuzileiros Blindados e Instrutor do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva do 7º BIB, de 1997 a 1999; instrutor do Curso de Infantaria da AMAN, de 2000 a 2003; oficial de Inteligência, oficial de Pessoal, comandante da Base Administrativa e instrutor Chefe do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva – NPOR do 1º Batalhão de Infantaria de Selva Aeromóvel, de 2005 a 2011; observador Militar da Organização das Nações Unidas – ONU, no Sudão, em 2008; comandante da 12ª Companhia de Guardas, em 2011 e 2012, oficial de Inteligência e Oficial de Logística da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, em 2015; instrutor da Escola de Comando e Estado Maior do Exército Paraguaio, Assunção – Paraguai, em 2017; comandante do Curso de Infantaria da AMAN, em 2018 a 2019.
Possui os cursos militares de formação de Oficiais da Arma de Infantaria, AMAN, em 1996, curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, EsAO, em 2004, curso de Comando e Estado-Maior do Exército, ECEME , 2014; curso de Estado Maior Conjunto, Escola Superior de Guerra, 2015; curso do Comando e Estado-Maior no Exército, ECEME do Paraguai, 2017. Ainda é especializado em Bases Geo-históricas para formulação Estratégica pela ECEME; mestre em Operações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de oficiais; mestre em Ciências Militares pelo Comando dos Institutos Militares de Ensino do Exército da República do Paraguai.
Foi condecorado com a medalha Militar de Prata, a medalha do Pacificador, a medalha Marechal Trompowsky, a medalha do Serviço Amazônico com Passador de Prata, o distintivo de Comando Prateado, a medalha do Sexagenário da Policia do Exército no Brasil, a medalha honorífica da escola de Comando e Estado-Maior do Exército da República do Paraguai, a medalha das Nações Unidas UNMIS – Sudão. Barcellos foi promovido ao posto atual de Coronel em 30 de abril de 2016. É casado com Fernanda Borowsky da Rosa e possui duas filhas, Julia Borowsky da Rosa e Manuela Borowsky da Rosa.
Notícias relacionadas
No Japão, governador discute com a Toyota ampliação da atuação da empresa no RS
Na sequência, a comitiva gaúcha foi recebida na Embaixada do Brasil em Tóquio
Vice-prefeito afastado devido à Operação Controle retorna às atividades na Prefeitura de Santa Cruz
Elstor Desbessel estava afastado de suas funções desde 14 de novembro de 2023
OMS convoca G20 para apoiar luta contra câncer do colo do útero
Diretor-geral pediu apoio para o acesso a vacinas contra o HPV
Lula diz esperar que cúpula do G20 seja marcada pela coragem de agir
Presidente destacou que a fome é produto de decisões políticas