Estiagem assolou diversas culturas em toda a região no início do ano
A estiagem assolou diversas culturas em toda a região, principalmente o milho e a soja, que tiveram perdas significativas. Conforme a Emater/RS – Ascar, nesta última safra a erva-mate sofreu quebra de cerca de 18%, isso representa 700 toneladas perdidas, tendo como resultado uma produção de quatro mil toneladas durante ao ano.
De acordo com o chefe do escritório municipal da Emater, João Vicente Fin, o chá, em comparação aos outros cultivos, não sofreu tanto impacto devido à planta ser mais resistente à seca e à chuva. Ainda, o setor registrou incremento de demanda, com alta de 40% do valor, obtendo a recuperação dos preços que eram praticados nas últimas safras.
No entanto, o número de ervais na Capital do Chimarrão se demonstra estagnado. Menos de 5% dos produtores venâncio-airenses têm a erva-mate como fonte principal de renda. Além do erval, a grande maioria cultiva, paralelamente, culturas como aipim, milho, fumo e hortaliças.
Notícias relacionadas
Governador assinará ordem de início da duplicação da RSC-287 em Santa Cruz
O ato será realizado no trevo do Fritz e Frida nesta quarta-feira
Meetup em preparação ao South Summit Brazil discute as estratégias para o evento em 2025
Encontro ocorreu na tarde desta segunda-feira
FOTOS: desfile temático marca o Dia de Todos os Santos em Santa Cruz
Segundo o padre Rodrigo Hillesheim, o objetivo do Holywins é aproximar crianças dos santos
Vale do Sol promove Fórum Regional de Saúde Mental
Rodas de conversa e oficinas abordarão temas como a saúde mental do idoso, saúde do trabalhador, e a relação de gênero e sexualidade