Candidatos à majoritária estiveram, nesta quinta-feira, na sede do Grupo Arauto para apresentar e debater propostas
Com pouco mais de duas horas de duração, o debate com os candidatos a prefeitura de Santa Cruz do Sul foi marcado pelo confronto de ideias e apresentações de propostas para diversas áreas, em especial educação, cultura e saúde.
Ao todo foram quatro blocos, com mediação dos jornalista Eduardo Wachholtz e Leandro Porto, dos quais três foram compostos por perguntas e respostas dos candidatos. No quarto e último bloco, Francisco Carlos Smidt, o Carlão (Novo), Helena Hermany (PP), João Pedro Schmidt (PT) e Sérgio Moraes (PL) puderam fazer suas considerações finais.
Um dos destaques do debate foi com relação a transparência na gestão e a importância da população conhecer os processos que envolvem a Administração Municipal. Além disso, projetos para as áreas da cultura foram apresentados pelos quatro candidatos, que se comprometeram, caso eleitos, a realizar novos investimentos visando o fortalecimento da área.
Saúde e educação também ganharam espaço na fala de Carlão, Helena, João Pedro e Sérgio. Todos destacaram a necessidade de repasses para as áreas e o acompanhamento das demandas trazidas pelos profissionais e pela própria comunidade.
Leia também
Após o final do debate, o candidato do partido Novo, Francisco Carlos Smidt, fez uma avaliação. “Eu penso que sempre é importante ter um debate, troca de ideias, evidentemente que não vai contemplar todas as matérias. Para colocar os pontos mais importantes, especialmente para a comunidade, este é um momento de esclarecimento também, porque, afinal de contas, nós estamos falando do futuro de Santa Cruz para os próximos quatro anos”, salienta.
Para Helena Hermany, do Progressistas, o debate foi organizado e muito bem conduzido. “Eu acredito que é importante a gente apresentar as propostas para que as pessoas possam saber e escolher realmente quem mais as representa. Por isso que eu gosto de vir para o debate, eu acho que é importante, porque sim, nós temos que dizer, no meu caso, que sou prefeita, o que foi feito e principalmente o que vai ser feito na próxima gestão.”
Conforme João Pedro Schmidt, do Partido dos Trabalhadores, o debate do Grupo Arauto foi um momento interessante para debater e esclarecer temas que impactam a vida da população. “As perguntas que caíram para mim, as perguntas que eu pude fazer, eu acho que foram algumas das principais e eu consegui abordar vários que eu queria. E, sobretudo, a questão da corrupção que pesa, essa sombra que está pesando sobre a atual administração, pude colocar meus questionamentos”, manifesta.
Sérgio Moraes, do Partido Liberal, destaca que gostaria de ter feito perguntas mais direcionadas para alguns oponentes – o que não ocorreu, uma vez que houve sorteio nos blocos, conforme estabelecido em reunião conjunta com os partidos. No entanto, ele salienta que o encontro proporcionou a troca de ideias e o confronto de pensamentos. “Debate é ser exposto para a comunidade e a comunidade saber as qualidades, os defeitos, enfim, que cada candidato tem. [Mas] a conversa foi boa, muitos pontos podemos abrir, esses cinco minutos que a gente teve no final agora serviu para a gente falar até o que nós estávamos permitindo lá durante o debate.”
Notícias relacionadas
“Impressiona a capacidade de investimento dos chineses”, destaca Airton Artus
Primeira visita da comitiva gaúcha na China foi às gigantes em tecnologia Huawei e BYD
Governo conclui etapa japonesa da missão à Ásia com foco em desenvolvimento sustentável e negócios
A comitiva visitou centros de excelência em gestão de desastres e inovação e se reuniu com empresas
Indiciado, Bolsonaro diz que Moraes “faz tudo o que não diz a lei”
PF indiciou 37 pessoas por tentativa de golpe de estado
UPA e pediatria 24 horas em Rio Pardo podem avançar no ano que vem
Prefeito reeleito, Rógerio Monteiro, apresentou as principais metas para a sua próxima gestão