A imunização estará disponível para cães e gatos
A Prefeitura de Santa Cruz do Sul, juntamente com os alunos do 8º e 9º semestres do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e 6º Batalhão de Bombeiros Militar, promove neste domingo (3), a Campanha de Vacinação contra a Raiva.
No horário das 9h às 17h a imunização estará disponível para cães e gatos, nos seguintes locais: Praça da Bandeira, 6º Batalhão de Bombeiros Militar – Distrito Industrial e Centro de Convivência da Unisc. O valor é de R$ 4,00.
A raiva é uma doença causada por vírus e altamente letal. Transmitida ao homem quando a saliva do animal infectado de cães, gatos, bovinos, cavalos, porcos e morcegos entra em contato com a pele ou mucosa por meio de mordida, arranhão ou lambedura do animal. O vírus ataca o sistema nervoso central de mamíferos, levando à morte após pouco tempo de evolução.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, desde 2006 não havia registros da doença. Um caso de raiva felina apareceu em dezembro de 2013, na cidade de Passa Sete, no Vale do Rio Pardo. Embora o Rio Grande do Sul seja considerado área controlada para raiva animal no ciclo urbano, é necessárioatenção, pois há circulação viral entre bovinos, equinos e morcegos em quase todo território gaúcho.
Em agosto do ano passado, a Vigilância Sanitária, em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), promoveu em Santa Cruz do Sul, uma campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos. Foram vacinados 1.130 animais.
Notícias relacionadas
STJ mantém decisão de suspensão das obras na Rua Almirante Alexandrino em Rio Pardo
Em 2024, o Ministério Público ajuizou uma ação com o argumento de que as obras teriam potencial de causar dano ao patrimônio histórico local
Após enchentes no estado, governo liberou R$ 2,5 bilhões para agricultura familiar
MDA divulgou balanço das medidas de apoio adotadas em 2024
Prainha de Candelária recebe banheiros químicos para temporada do verão
Balneário Carlos Larger é um dos principais pontos de veraneio da região
Moisés Damé: do buenacho à voz do baile, são 20 anos de carreira
Com o projeto Dale Baile, o santa-cruzense que começou na música ainda criança tem lotado a agenda com muitos shows