Geral

Aquisição de arma de fogo para moradores de zona rural será analisada por senadores

Publicado em: 29 de agosto de 2017 às 14:56 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 15:36
  • Por
    Guilherme da Silveira Bica
  • Fonte
    Agência Senado
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    O PLS 224/2017 altera o Estatuto do Desarmamento e vai ser votado de forma terminativa na CCJ

    A violência no campo levou o senador Wilder Moraes (PP-GO) a apresentar um projeto autorizando a aquisição de arma de fogo para moradores de áreas rurais. O PLS 224/2017 é um dos 40 itens da pauta da próxima reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) marcada para quarta-feira (30).

    O relator Sérgio Petecão é favorável à ideia e lembrou que quem vive em sítios e fazendas, em geral, está afastado dos centros urbanos e, consequentemente, da abrangência de rotas de policiamento. Isso faz com que as  famílias fiquem à mercê de criminosos e sem de meios de defesa, na opinião dele.

    O PLS 224/2017 altera o Estatuto do Desarmamento e vai ser votado de forma terminativa na CCJ, ou seja, pode ir direto para a Câmara dos Deputados sem passar pelo Plenário do Senado.

    Outro projeto que pode ir direto para a Câmara é o PLS 358/2015, do senador Raimundo Lira (PMDB-PB), que altera o Código Penal para aumentar a pena de que usa criança ou adolescente para a prática de crimes. A proposta também modifica a Lei dos Crimes Hediondos (Lei nº 8.072/1990) para enquadrar aí o crime que envolva a cooptação de menores de idade por adultos para sua prática.