Geral

Old School Day – Por Sinimbu enche de público e esperança

Publicado em: 29 de junho de 2024 às 20:28 Atualizado em: 04 de julho de 2024 às 09:59
OLD SCHOOL DAY FOI SUCESSO NESTE SÁBADO | GRUPO ARAUTO
compartilhe essa matéria

Comunidade local poderá palpitar sobre o projeto de remodelação da Praça do Monumento, que será elaborado pelos arquitetos voluntários

Nem o frio ofuscou o brilho do sol neste sábado (29) e o movimento Por Sinimbu celebra a iniciativa concebida para proporcionar alegria à comunidade local e um recomeço a quem tanto perdeu com a enchente. O Old School Day promovido de forma solidária, na Praça do Monumento ao Imigrante de Sinimbu, foi sucesso. Primeiro porque o público compareceu em peso para prestigiar, seja a mostra de veículos antigos, seja as atrações musicais, para levar uma delícia colonial para casa ou apreciar lá mesmo, e para prestigiar comerciantes locais, o alvo de todo esse movimento.

Apoiando a iniciativa, a Cacis – Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Sinimbu uniu 28 empreendedores da cidade com gastronomia, artesanatos e produtos de agricultores familiares, lojas locais em geral, além de brinquedos infláveis para crianças. Integrantes do movimento Por Sinimbu, Alessandra Fischer e Silvia Bittencourt facilmente encheram os olhos d’água ao avaliarem o evento que foi tão bem acolhido pela comunidade e por visitantes de toda região. Houve artesãos, felizes da vida, que venderam muito e agradeceram pela iniciativa, e assim foi com outros segmentos também.

Projeto de uma nova praça, com a opinião da comunidade

Durante a abertura do evento, foi anunciada uma novidade, novamente com o engajamento do Por Sinimbu, que é composto por arquitetos, publicitários e promotores de eventos. A Praça do Monumento, que foi atingida pela enchente, receberá um novo projeto arquitetônico, contribuindo com o turismo e a retomada econômica a que se propõe o grupo de voluntários. Mas para isso, o movimento Por Sinimbu busca a opinião dos moradores, que poderão se expressar por meio de formulários on-line, sobre o que imaginam e gostariam que tivesse na praça central do município.

“Eu não desisto”

A fila que se formou na tenda de Cláudia Wegner e do marido Jonas, de Linha Rio Grande, interior do município, foi recebida com um apetitoso cachorro-quente de linguiça ou um prato de cuca com linguiça, mas principalmente, um sorriso largo no rosto. Esses visitantes provavelmente nem imaginam que o Old School Day representa muito mais do que um dia de diversão em Sinimbu. É o recomeço. O casal e familiares se organizaram para preparar a galinhada ao meio-dia e os lanches.

Pois o empreendimento da família, o Recanto Enxaimel – casa colonial com antiguidades onde serviam café colonial, promoviam trilhas e eventos –  foi quase todo embora com a enchente. E o que a chuva não levou terá que ser demolido. Junto da agricultura – cuja lavoura também foi perdida -, era o ganha pão do casal. “Quem dera Deus que a gente possa ter de novo um espaço assim. A estrutura que tínhamos lá, vai levar uns 10 anos para conseguirmos de novo. A ideia é recomeçar, mas com tempo. Mas eu não desisto, quanto mais dificuldade, mais força eu ganho“, revelou.

Amor por Sinimbu para levar para casa

Rosilda dos Santos e Paola Mueller trabalham e vivem em Sinimbu e resolveram abrir uma MEI de produtos personalizados, com algumas estampas com alusão aos eventos. No Old School Day, elas levaram camisetas, canecas, chaveiros e até roupa infantil com mensagem de apoio ao município e ao movimento Por Sinimbu. Paola teve sua casa invadida pela enchente, inclusive boa parte do estoque dos produtos personalizados foi perdido, mas o amor por Sinimbu só fortaleceu. “Depois da tragédia, ver o quanto os sinimbuenses são unidos, o quanto a gente recebeu ajuda, o quanto a gente recebeu apoio, tanto um do outro, quanto da administração que fez o possível, quanto de gente de fora que ajudou muito, foi muito acolhida, eu sou muito grata“, frisou.

 

Leia também