Arauto Saúde

Arauto Saúde

Arauto Saúde: inverno e doenças cardiovasculares

Publicado em: 29 de junho de 2023 às 17:33 Atualizado em: 17 de maio de 2024 às 16:46
Foto: Freepik
compartilhe essa matéria

Inverno pode ser fator de risco para diversas doenças

O cardiologista Tiago Fortuna é o convidado da semana para falar sobre as doenças cardiovasculares durante o inverno.

Nós, leigos, não damos por conta que as doenças cardiovasculares aumentam durante o inverno. Por que é que isso acontece?

É muito interessante falarmos sobre isso porque se formos identificar as questões de incidência de doenças do coração, o inverno acaba apresentando realmente um aumento de AVCs, infartos, isquemias e picos hipertensivos, e isso acontece por conta de alguns agentes físicos patológicos, uma resposta do corpo ao frio. Temos naturalmente nas periferias, nos braços, pernas, nos locais mais distantes do corpo a constrição, eles acabam fazendo vasoconstrição justamente para proteger a perda de calor do corpo. Isso acaba sendo fisiológico, é natural o corpo fazer isso para a sobrevivência. Porém, esta tentativa que o corpo faz de reter o calor, ocasiona picos hipertensivos e ter uma reserva do vaso mais tensa causando picos de pressão e associado a isso, acabamos sobrecarregando o coração.  O vaso contrai, fica mais firme e o coração precisa fazer mais força. Fazendo mais força, o coração se expõe a mais picos hipertensivos e riscos de AVC, infartos e isquemias. Além disso, tem os vasos do coração, sabemos que algumas coisas predispõem o vaso do coração a sofrer espasmo e o frio é um delas.

No inverno aumentam também as doenças respiratórias e muitas vezes as pessoas acabam tendo dificuldade de respirar, aumenta o esforço para a respiração e, outra questão, a importância do exercício físico durante o inverno. Fale sobre isso.

As doenças infecciosas também se relacionam com eventos de infarto, isquemia e AVC por uma cascata inflamatória. Às vezes um evento respiratório faz com que se necessite de um coração que já não vinha tão bem e acaba desencadeando uma síndrome de dupla doença, com a pulmonar e a isquêmica. Isso acontece mais no inverno. Para fugir destes riscos cardiovasculares recomendamos uma alimentação regrada, atividade física e quando usar remédios, fazer uso corretamente, sobretudo no inverno.