Baú estava colocado em uma pedra na estrutura da igreja de Linha Marechal Floriano
Venâncio Aires viajou 93 anos ao passado no último sábado (25). Um baú colocado em 1929 em uma pedra na Igreja Evangélica Luterana de Linha Marechal Floriano foi aberto. A revelação era um pedido para quando a localidade completasse 150 anos, o que se concretiza neste ano.
De acordo com o presidente da comunidade, Jairo Bencke, o material foi colocado na caixa no ano de fundação da igreja em 1929 e deveria ser aberto apenas quando a localidade completasse o sesquicentenário em 2022. Dentro do baú, foi possível visualizar a ata de fundação, jornais e moedas, sendo todos os documentos em alemão. Entretanto, em razão da umidade dos itens, é necessário aguardar a secagem dos materiais para, posteriormente, analisá-los detalhadamente.
“Ficou esse pedido de revelação quando o pastor Lair Heissler e o músico Elemar Müller ainda eram vivos, pois os dois sabiam da história dessa caixinha. Elemar Müller deixou encadernado o hino de 140 anos da localidade, de sua autoria, para ser colocado após abrirmos a caixa atual e colocarmos uma nova”, diz o presidente da Comunidade Evangélica Luterana de Linha Marechal Floriano, Jairo Bencke.
Uma nova cápsula do tempo, com documentos atuais, será colocada no mesmo lugar no mês de agosto, durante evento de comemoração aos 150 anos da localidade de Linha Marechal Floriano.
Notícias relacionadas

Encenação da Paixão de Cristo espera receber 3 mil fiéis em Candelária
O espetáculo inicia a partir das 09h30min desta sexta-feira

Atendendo à Amvarp, governo do RS confirma regularização de acessos na rodovia
Audiência confirmou que a obrigação no processo de regularização dos quase 2,5 mil acessos na área da duplicação da RSC-287 será do governo do Estado

Rede que vai abrir supermercados em Vera Cruz e Santa Cruz realiza Feirão de Empregos
Seleção ocorrerá na loja da Rua Assis Brasil, nº 731; veja detalhes

Servidores temporários vão atuar na reconstrução no Vale do Rio Pardo
Santa Cruz do Sul e Rio Pardo estão entre as cidades do Vale que receberão profissionais para ações de resposta às enchentes do ano passado