Dono de uma propriedade em Rio Pardinho, Nilsomar Molz relatou a difícil realidade enfrentada por muitos agricultores
Desde o final de abril, o estado do Rio Grande do Sul vem enfrentando uma crise devastadora causada por enchentes. Com perda de lavouras e silagem, a alimentação para animais é um desafio para os produtores rurais do interior de Santa Cruz do Sul.
Dono de uma propriedade em Rio Pardinho, no interior do município, Nilsomar Molz relatou a difícil realidade enfrentada por muitos agricultores. “Nosso maior problema hoje e no futuro será a comida para os animais, a alimentação. Perdemos a silagem, o milho em grão de silo, os motores da propriedade foram atingidos, e as pastagens e lavouras estão totalmente destruídas. Vai ser muito difícil a recuperação”, desabafou.
Molz também expressou preocupação com a viabilidade de suas terras para futuras colheitas. “Tenho lavouras que de repente nunca mais vou poder usar, e é difícil. Para nós recomeçarmos não vai ser fácil, mas vamos lá, fazer o que puder fazer. De imediato, o maior problema é alimentação para o gado. Alguma coisa a gente já acabou vendendo para aliviar, mas não conseguimos nos desfazer tudo de uma hora para outra, então temos que tocar do jeito que dá”, explicou.
O presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Gedeão Silveira Pereira, destacou a gravidade da situação. “O interior perdeu a nutrição, a alimentação para os animais, o que realmente é um momento muito delicado. Nós estamos visitando as propriedades atingidas para entender como o Senado, com recursos disponíveis, pode ajudar os produtores rurais”, afirmou.
A visita das autoridades agrícolas as propriedades tem como objetivo fazer um diagnóstico preciso das demandas dos produtores para definir que tipo de assistência pode ser providenciada. “É pior do que a gente entende. Então é feito esse primeiro levantamento para ver quais as principais demandas, fazendo um diagnóstico para ver qual tipo de auxílio nós podemos trazer aos produtores”, completou.
Leia mais: Representantes de entidades rurais visitam propriedade de Rio Pardinho atingida pela enchente
Notícias relacionadas

Criminosos usam nome da Defensoria Pública em golpes no RS
Entre as abordagens estão promessas de liberação de valores mediante o pagamento de taxas ou envio de dados pessoais

Rio Grande do Sul registra recorde histórico na abertura de empresas no primeiro trimestre de 2025
Com 84.505 novos empreendimentos, o número é o maior da série histórica iniciada em 2003

Assunto Nosso – Dr. Jacson Wittmann
O programa Assunto Nosso dessa edição recebeu o Doutor Jacson Wittmann, que falou sobre o novo modelo dos profissionais de saúde.

Saiba o que foi dito na audiência que analisou cronograma de obras de duplicação da RSC-287
Encontro foi uma iniciativa do deputado Valdeci Oliveira (PT)