Geral e Cultura e Entretenimento

Vera-cruzenses chegam ao 11º dia no Caminho de Santiago de Compostela

Publicado em: 29 de maio de 2017 às 16:47 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 14:05
  • Por
    Jaqueline Gomes
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto Divulgação/Arquivo pessoal Solange Walter
    compartilhe essa matéria

    Solange Walter e Márcia Paz já passaram por mais de 50 lugares, entre cidades e vilarejos, durante a peregrinação

    A peregrinação das vera-cruzenses Solange Walter e Márcia Paz pelo Caminho de Santiago de Compostela chegou nesta segunda-feira (29) ao 11º dia. A aventura espiritual visa atravessar a Espanha a pé, numa jornada de 30 dias. No relato de hoje, a terapeuta Solange afirma que a caminhada, que tem o apoio do Portal Arauto, já passou por 53 três lugares visitados, entre cidades e vilarejos. Com isso, já foram 278 quilômetros percorridos. O trajeto prevê mais de 800 quilômetros de extensão.

    "Muitas paisagens lindas, algumas somente na nossa memória, novos amigos, várias historias, muitas formas de fazer o caminho. Entre elas a de um casal italiano com um bebê de um ano e uma menina de três, percurso que está sendo feito de bicicleta. Encontra-e pessoas do mundo todo. Há vários idiomas, mas quanto a comunicação fica difícil, usa- se o nosso amigo Google, isso se a internet permitir. Em alguns lugares, com o grande número de pessoas acessando ao mesmo tempo, muitas vezes fica difícil. Enfim, sabe-se como o dia vai começar, mas é uma incógnita o seu fim. Gratidão, essa é a palavra do caminho", descreve Solange.

    A caminhada desta segunda-feira teve início pelas 7h30min. "Vamos ficar em um albergue em Cardanuela Riopico", indica. Para terça-feira o destino é a cidade de Burgos.

    Sobre o caminho:
    A cada ano milhares de peregrinos percorrem as rotas que levam a Compostela nas três formas reconhecidas pela igreja e pelas associações de peregrinos como formas autênticas de peregrinação: a pé, de bicicleta ou a cavalo. Embora não haja um ponto de partida definido (muitos europeus saem da porta de sua casa, seja ela onde for), a maioria acabam escolhendo um dos pontos próximos da fronteira francesa, no caso, Saint-Jean-Pied-de-Port ou Roncesvalles, pela rota navarra, ou Somport, pela rota aragonesa. Ambos os trajetos encontram-se pouco depois na cidade espanhola de Puente la Reina, formando um só caminho até a cidade de Santiago.

    A “Credencial del peregrino’’:
    Há muito trabalho de voluntários em entidades pelo caminho, entre as quais fornecem gratuitamente a ‘’credencial del peregrino’’, documento oficial das confrarias espanholas que dá direito aos andarilhos de pernoitarem em albergues especiais, igrejas e monastérios ao longo de toda a rota. Nele, há varias lacunas em branco para serem postos carimbos nos lugares em que o peregrino pernoitar. Assim, mais tarde ao chegar em Santiago, o caminhante receberá um belo diploma escrito em latim, coroando sua peregrinação. Para conseguir o ‘’passaporte de peregrino’’, basta entrar em contato com uma das entidades de ajuda aos peregrinos e provar que viajará á Espanha. Mais informações no site de uma delas (www.santiago.org.br).

    Confira nas imagens um pouco da experiência das vera-cruzenses pelo Caminho de Santiago de Compostela.

    SAIBA MAIS:
    Passando por Estella, Los Arcos e Logrono

    Marca da Arauto fica no caminho de Santiago de Compostela

    Vera-cruzenses vão atravessar a Espanha em caminhada

    Peregrinas estão no ponto de partida do Caminho de Santiago de Compostela