Geral

Dia do Desafio terá participação de mais de 3 mil cidades

Publicado em: 29 de maio de 2017 às 09:51 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 14:05
  • Por
    Bruna Lovato
  • Fonte
    Agência Brasil
  • Foto: Jornal Arauto/Arquivo
    compartilhe essa matéria

    A 23ª edição ocorre nesta quarta-feira

    Mais de 3,4 mil cidades em 18 países participarão da 23ª edição do Dia do Desafio, na próxima quarta-feira (31). A ideia é mobilizar a população contra o sedentarismo com uma competição saudável entre cidades. Ganha quem contabilizar o maior número de pessoas que tenham praticado pelo menos 15 minutos de atividade física entre a 0h e 21h do dia 31 de maio. No Brasil, participam 1.886 cidades.

    O mote deste ano é a construção de microrredes para o incentivo da prática esportiva. “A proposta é que um amigo desafie outro, na família, no trabalho”, explicou Airton Oliveira, da gerência esportiva do Serviço Social do Comércio em São Paulo (Sesc-SP), entidade que coordena o evento no continente americano. Depois de fazer a atividade, o praticante deve ligar para uma unidade do Sesc para que ela conte pontos para a cidade. Também é possível registrar a participação na página do Dia do Desafio no Facebook. 

    Além dos exercícios feitos individualmente, entidades e organizações participantes do Dia do Desafio promoverão atividades durante todo o período do evento em locais como unidades do Sesc, estações de trem e metrô e terminais de ônibus. A programação envolve, por exemplo, caminhadas, passeios ciclísticos e brincadeiras.

    O Dia do Desafio foi criado nos anos 1980 no Canadá com a proposta de incentivar o interesse pelas atividades físicas. O movimento envolve agentes comunitários, além do Poder Público e instituições privadas.

    Confira os conflitos na região:

    Cachoeira do Sul – Guatemala, San Marcos, Comitancillo

    Candelária – Venezuela, Zulia, Tia Juana

    Pantano Grande – Brasil, Paraná, Santana do Itararé

    Rio Pardo – Cuba, Las Tunas, Jobado

    Santa Cruz do Sul – Cuba, Holguín, Mayari

    Sinimbu – Brasil, Ceará, Itapiúna

    Sobradinho – Cuba, Holguín, Antilla 

    Vale do Sol – Cuba, Camaguey, Najasa

    Vale Verde – Brasil, Paraná, Guamiranga

    Venâncio Aires – Brasil, São Paulo, Tupã

    Vera Cruz – Venezuela, Táchira, San Josecito