Iniciativa busca atender pessoas com diagnóstico de autismo, bem como promover ações para auxiliar famílias
O projeto Espectro Unisc: inclusão que transforma, lançado no dia 15 de abril em Santa Cruz do Sul, já tem 50 famílias matriculadas. A informação foi confirmada pela subcoordenadora do projeto, Miriam Beatris Reckziegel, em entrevista ao programa Direto ao Ponto da Arauto News 89,9 FM na manhã desta terça-feira (29).
Segundo ela, as famílias já passaram pelo processo de inscrição e avaliação e agora aguardam o início das atividades envolvendo o Espectro Unisc. Conforme Miriam o projeto é fundamental, especialmente frente ao quadro atual de pessoas diagnosticadas com autismo em Santa Cruz e na região. Para ela, duas questões são importantes com relação a isso: diagnósticos mais precisos e o olhar atento para as pessoas. “O diagnóstico mais preciso e ampliado, além das pessoas estarem prestando atenção no comportamento das outras. Isso fez com que aumentasse o número de diagnósticos”, reforçou.
Com relação aos participantes do projeto, a subcoordenadora destacou que apesar de 50 famílias já estarem matriculadas, interessados ainda podem fazer a inscrição, através do site da Universidade. Após o processo, a família será chamada para uma entrevista. Em seguida, a organização realiza a distribuição das turmas e demais atividades. “Nosso atendimento e acompanhamento também será para as famílias”, destacou.
Inicialmente, o projeta terá como foco moradores de Santa Cruz, mas, de acordo com Miriam, o objetivo é ampliar, ainda no segundo semestre deste ano, para outras cidades da região. O Espectro Unisc tem o intuito de promover a intervenção social e o protagonismo das pessoas com autismo. Para isso, serão realizadas atividades que busquem o desenvolvimento das habilidades motoras, cognitivas, afetivas e emocionais. “Além disso, outro objetivo importante, como somos uma instituição de ensino superior, é preparar os profissionais que vão trabalhar e atuar com pessoas com autismo.”
A iniciativa vai ocorrer duas vezes por semana. Os integrantes do projeto serão divididos em grupos etários e a partir disso serão direcionados para as atividades que integram o Espectro Unisc, e também já organizados para as ações que serão criadas futuramente.
Notícias relacionadas

Prefeitura e Brigada Militar reforçam fiscalização de vagas para idosos e PCDs em Rio Pardo
Blitz educativas ocorrerão duas vezes por semana

Prefeitura de Santa Cruz promove capacitação para servidores
Qualificação ocorreu nesta terça-feira, no auditório da Procuradoria-Geral do Município

Representante de Santa Cruz é eleito Man Pampa Gaúcho
Concurso ocorreu no último sábado, Charrua Hotel

Rosa Cruz Incorporadora apresenta Infinity, um novo conceito de morar em Santa Cruz
Empreendimento está sendo construído na esquina das ruas Thomaz Flores e Borges de Medeiros