Geral

Cerca de 50 famílias já realizaram inscrição no projeto Espectro Unisc

Publicado em: 29 de abril de 2025 às 14:24
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Subcoordenadora da iniciativa, Miriam Beatris Reckziegel | Foto: Nícolas da Silva
    compartilhe essa matéria

    Iniciativa busca atender pessoas com diagnóstico de autismo, bem como promover ações para auxiliar famílias

    O projeto Espectro Unisc: inclusão que transforma, lançado no dia 15 de abril em Santa Cruz do Sul, já tem 50 famílias matriculadas. A informação foi confirmada pela subcoordenadora do projeto, Miriam Beatris Reckziegel, em entrevista ao programa Direto ao Ponto da Arauto News 89,9 FM na manhã desta terça-feira (29).

    Segundo ela, as famílias já passaram pelo processo de inscrição e avaliação e agora aguardam o início das atividades envolvendo o Espectro Unisc. Conforme Miriam o projeto é fundamental, especialmente frente ao quadro atual de pessoas diagnosticadas com autismo em Santa Cruz e na região. Para ela, duas questões são importantes com relação a isso: diagnósticos mais precisos e o olhar atento para as pessoas“O diagnóstico mais preciso e ampliado, além das pessoas estarem prestando atenção no comportamento das outras. Isso fez com que aumentasse o número de diagnósticos”, reforçou.

    Com relação aos participantes do projeto, a subcoordenadora destacou que apesar de 50 famílias já estarem matriculadas, interessados ainda podem fazer a inscrição, através do site da Universidade. Após o processo, a família será chamada para uma entrevista. Em seguida, a organização realiza a distribuição das turmas e demais atividades. “Nosso atendimento e acompanhamento também será para as famílias”, destacou.

    Inicialmente, o projeta terá como foco moradores de Santa Cruz, mas, de acordo com Miriam, o objetivo é ampliar, ainda no segundo semestre deste ano, para outras cidades da região. O Espectro Unisc tem o intuito de promover a intervenção social e o protagonismo das pessoas com autismo. Para isso, serão realizadas atividades que busquem o desenvolvimento das habilidades motoras, cognitivas, afetivas e emocionais. “Além disso, outro objetivo importante, como somos uma instituição de ensino superior, é preparar os profissionais que vão trabalhar e atuar com pessoas com autismo.”

    A iniciativa vai ocorrer duas vezes por semana. Os integrantes do projeto serão divididos em grupos etários e a partir disso serão direcionados para as atividades que integram o Espectro Unisc, e também já organizados para as ações que serão criadas futuramente.

    Leia também