Geral e Região

Duplicação da RSC-287 é debatida em audiência pública em Santa Cruz

Publicado em: 29 de abril de 2023 às 13:48 Atualizado em: 13 de março de 2024 às 11:54
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Foto: Jacson Miguel Stulp/Assessoria de Imprensa Câmara de Vereadores
    compartilhe essa matéria

    Vereadores da região, representantes da Sacyr e Agergs participaram do encontro

    Uma audiência pública sobre a duplicação da RSC-287 foi ralizada nesta semana na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul. O encontro foi promovido pela Frente Parlamentar de Acompanhamento da Duplicação da via, formada por parlamentares do município.

    Vereadores da região, representantes da Sacyr e da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) e moradores do entorno da rodovia participaram

    A audiência foi marcada por manifestações contra a empresa Sacyr, que administra o trecho, e o Governo do Estado. Conforme o presidente da Frente Parlamentar, vereador Rodrigo Rabuske, a maior reclamação é sobre a dificuldade dos envolvidos ouvirem a comunidade que reside no trecho da rodovia, principalmente os da região de Pinheiral, Linha Áustria e Seival, no interior de Santa Cruz.

    “O projeto original não contempla Santa cruz do Sul e precisamos trazer à tona uma rotatória em Linha Pinheiral, em Linha Seival e na Linha Áustria. Também precisamos ver a questão social das pessoas que moram nas curvas de Pinheiral”, salienta.Outro ponto muito debatido é sobre o fechamento de acessos, que, segundo a Frente Parlamentar, não foi debatida de forma clara com os envolvidos. 

    Diretor geral da Sacyr, Leandro Conterato, salientou que os acessos só serão fechados caso ofereçam algum risco. Além disso, reforçou que existe a obrigação de regularizar os acessos. "Nossa equipe está à disposição em relação as dúvidas. São mais de 2400 acessos irregulares."  Ainda, segundo Conterato, a concessionária é uma facilitadora. “Estamos ouvindo todas as demandas. É um casamento de 30 anos e a concessão só dá certa se os usuários forem atendidos. Uma obra deste vulto é bem delicado. Se gasta muito tempo fazendo sondagens e pesquisas. O primeiro projeto é conceitual que coloca no papel essas melhorias para depois se atender as demandas da comunidade”.

    A Frente Parlamentar da Câmara de Santa Cruz do Sul deve elaborar um documento com os pedidos dos moradores. As solicitações serão entregues para a Sacyr e ao Governo do Estado.