Geral e Covid 19

Nova etapa de testes rápidos indica um infectado para cada 769 habitantes no RS

Publicado em: 29 de abril de 2020 às 10:10 Atualizado em: 22 de fevereiro de 2024 às 08:53
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Matheus Prestes/Secom
    compartilhe essa matéria

    Entre os familiares dos casos identificados, 12% tiveram a confirmação para a doença

    O governador Eduardo Leite divulgou nesta quarta-feira (29) os resultados da segunda etapa da pesquisa realizada em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e apoio de outras 12 universidades sobre a prevalência do coronavírus no Estado. Os testes rápidos foram aplicados em 4,5 mil pessoas entre os dias 25 e 27 de abril nos municípios de Santa Cruz do Sul, Porto Alegre, Canoas, Pelotas, Caxias do Sul, Santa Maria, Passo Fundo, Ijuí e Uruguaiana. O público testado representa 31% da população gaúcha. De acordo com o reitor da UFPel, Pedro Rodrigues Curi Hallal, dos 4,5 mil testes, seis foram positivos. Com isso, a pesquisa aponta um infectado para cada 769 habitantes.

    De acordo com o reitor, há uma tendência de aumento, visto que na primeira fase o número era de um infectado a cada 2 mil moradores. Já entre os familiares dos infectados identificados nos testes, 12% também tiveram a confirmação para a doença. "Isso indica a força do contágio no ambiente familiar e também nos mostra a eficácia dos testes", falou. Essa nova fase de testes também apontou, segundo Hallal, que para cada um milhão de habitantes do Estado, existem 1.300 infectados, 108 notificados e 12 casos não notificados. Entre os testados, 53,4% relataram sair de casa para atividades essenciais, 28,3% realizam saídas diariamente e 18,3% ficam em casa o tempo todo. Os resultados positivos foram identificados em Porto Alegre, Pelotas, Santa Maria e Canoas. 

    Conforme a secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos, o trabalho foi essencial para acompanhar a prevalência real do coronavírus no Estado, com a realização de testes. "Usamos a ciência da melhor forma para a tomada das decisões. Essas pessoas testadas refletem o estado do Rio Grande do Sul. Serão mais duas rodadas de testes em maio para medir tendências e onde há maiores concentrações do vírus. Os resultados nos dão um norte e também uma ideia do avanço da doença no futuro", destacou. 

    Nesta quarta-feira, segundo o governador Eduardo Leite, há 1.350 casos confirmados em 134 municipios, com 50 mortes. "O Rio Grande do Sul tem 61.1% de recuperados, um percentual maior do que em outros estados, pois o crescimento no número de casos está menor do que em outros estados. Nossa taxa de ocupação nas UTIs hoje chega a 66.2%, dos 1.700 leitos disponíveis. Com isso, são 1.125 leitos ocupados, com 151 pessoas internadas com suspeita ou confirmação de Covid-19", comentou. Além disso, Leite prestou solidariedade aos familiares das vítimas. "O Brasil ontem superou os números da China e ressaltamos que vamos continuar trabalhando forte para proteger a vida dos gaúchos", disse. 

    Confira o vídeo completo do pronunciamento: