Covid 19

Frigoríficos adotam medidas mais rígidas de prevenção à Covid-19

Publicado em: 29 de abril de 2020 às 09:51 Atualizado em: 22 de fevereiro de 2024 às 08:52
  • Por
    Kethlin Nadine Meurer
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Governo do Estado ouviu representantes do setor para emitir regras e prevenir surtos em indústrias

    Os casos recentes de transmissão da Covid-19 em frigoríficos no Rio Grande do Sul – com mortes já confirmadas em unidades de Passo Fundo, Garibaldi e Lajeado – têm deixado o Governo do Estado em alerta, bem como os proprietários das empresas.

    Nesta semana, inclusive, diretores da Secretaria da Saúde discutiram em webconferência estratégias de prevenção, monitoramento e contenção de surtos do coronavírus em indústrias com representantes de entidades do setor de carnes e derivados. Os setores foram ouvidos para que fossem emitidas as medidas para prevenir surtos em indústrias.

    Cuidados necessários

    No Frigorífico Gassen, situado em Linha Nova, interior de Santa Cruz do Sul, um plano de contingenciamento foi estabelecido no local no dia 20 de março quando ocorreu a definição de diversas medidas levando em conta as determinações do decreto. A analista de ocupações do setor de Recursos Humanos, Dilvani Heuser, explica que os funcionários também receberam orientações a respeito da higienização e a empresa busca cumprir à risca as recomendações da Secretaria Estadual da Saúde.

    Conforme ela, nesse momento existem objetivos bem específicos sendo eles garantir a segurança dos colaboradores e o menor impacto possível na operação de maneira que a vida seja preservada, o atendimento e a prestação de serviços aos clientes. "Nós estamos em um cenário hoje onde vários frigoríficos já tiveram situações de funcionários com a doença. Nós não temos nenhum caso dentro do frigorífico, nenhum caso suspeito e nós fazemos esse acompanhamento", comenta. 

    Para evitar a propagação do coronavírus, todos os funcionários são obrigados a usarem máscaras. Além disso, foi implantada a limitação de pessoas nos veículos, sendo contratados ônibus terceirizados de maneira que aglomerações sejam evitadas, bem como está sendo feita a aferição da temperatura de todos os funcionários logo na entrada do frigorífico. "Estamos tomando medidas internas de afastamento. Também adotamos medidas no refeitório, onde fazemos a higienização totalmente individualizada com o maior cuidado", explica. 

    Conforme a profissional, o frigorífico já adotava alguns cuidados rotineiros do ramo, mas algumas ações estão sendo reforçadas. "Estamos fazendo a conscientização também, porque não basta nós fazermos ações se os nossos colaboradores não estiverem conscientes de que estando fora da empresa os cuidados pessoais e com seus familiares é importante também", complementa. 

    Sobre o Frigorífico

    Com 268 funcionários, o Frigorífico Gassen faz entregas no litoral norte; região metropolitana de Porto Alegre; região da serra – Gramado, Camela, Bento Gonçalves; região central do estado – Santa Maria; região dos vales – Santa Cruz, Lajeado e arredores; região da quarta colônia – Agudo, Nova Palma; região da fronteira – Bagé, Rosário, Alegrete, Santiago; região sul do estado – Pelotas e Rio Grande e região carbonífera – General Câmara e arredores.

    Regras Estaduais

    O governo do estado publicou no fim da tarde desta quarta-feira (29), uma portaria que define medidas a serem adotadas pela indústria para combater o novo coronavírus. As ações, segundo o governo do Estado, foram debatidas com parlamentares, Ministério Público do Trabalho e representantes do setor. A portaria deve ser seguida por todos os setores da indústria.

    Confira as regras:

    • Distanciamento mínimo entre funcionários com recomendação de uso de barreiras físicas;
    • Uso de equipamentos de proteção individual (EPIs);
    • Escalas de trabalho diferenciadas para evitar aglomerações na entrada e saída dos turnos;
    • Trabalho remoto a funcionários dos grupos de risco;
    • Busca ativa diária de pessoas com sintomas da Covid-19;
    • Imediato afastamento de trabalhadores com síndrome gripal e notificação de casos à Vigilância em Saúde dos municípios;
    • Adoção de ações educativas e informativas sobre as regras de prevenção da Covid-19;
    • Disponibilidade de sabonete líquido, toalha de papel e álcool em gel 70% no ambiente de trabalho;
    • Higienização de ambientes e objetos com maior frequência;
    • Garantia de renovação do ar nos ambientes da indústria.